Sexta-feira, 16 de setembro de 2016 - 15h21
Mercedes-Benz apresenta um novo conceito de vans para carga
Veículo altamente tecnológico opera de forma totalmente conectada, desde a saída do centro de distribuição até a entrega ao destinatário

A Mercedes-Benz Vans apresentou ao mercado a Vision Van, um protótipo de veículo comercial leve para o espaço urbano. Chamada de van do futuro, ela agrupa uma grande variedade de tecnologias inovadoras para a entrega de encomendas.

A Vision Van se destaca por um alto grau de interconectividade de informações e tecnologias, sendo a primeira van do mundo a apresentar um conceito abrangente para uma cadeia de integração digital de toda a operação, desde a saída do centro de distribuição até a entrega ao destinatário.

mercedes-capaO veículo dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, drones integrados para entrega autônoma pelo ar e um moderno comando por joystick. Graças a um propulsor elétrico de 75 kW com autonomia de até 270 km, a entrega de encomendas é feita sem a emissão de poluentes. Além disso, como o propulsor elétrico funciona praticamente sem ruído, a Vision Van facilita as entregas mesmo à noite, até em áreas residenciais, na opção Same Day Delivery.

“Com a Vision Van, estamos apresentando o veículo comercial leve totalmente interconectado, limpo e inteligente do futuro“, afirma Volker Mornhinweg, gerente da Mercedes-Benz Vans. “Ela reúne muitas soluções concretas para o futuro das entregas urbanas. Por exemplo, um compartimento de carga totalmente automático, drones de entrega que voam de forma autônoma e inovadores sistemas de comunicação”, diz.

Segundo a empresa, o veículo é o elemento central inteligente em uma cadeia de distribuição totalmente conectada. Novas ferramentas controlam a expedição de encomendas, a gestão totalmente automatizada do compartimento de carga e até o planejamento de rotas para o veículo e os drones de entrega. Além disso, elas calculam os percursos ideais para os entregadores. Os pacotes enviados são monitorados automaticamente no centro de logística. Veículos automáticos carregam as prateleiras num procedimento automatizado de carga de uma só vez, o chamado One Shot Loading. Para a entrega manual no ponto final, a gestão inteligente do compartimento de carga fornece os pacotes automaticamente ao entregador por meio de uma saída específica para essa finalidade no interior do veículo.

Paralelamente, o sistema abastece dois drones, cada um com uma carga útil de 2 kg, que podem entregar encomendas de forma autônoma  em um raio de 10 km. A interação de um software de comando baseado em nuvem com um hardware ideal gera ganhos significativos em termos de tempo e eficiência, elevando a qualidade e flexibilidade dos serviços de entregas urbanas a um novo patamar.

Com um design futurista, a proposta da Mercedes Benz Vans é oferecer uma perspectiva das gerações de vans do “depois de amanhã”. Sua aparência é definida pelo para-brisa extremamente amplo que, como uma viseira high-tech, se prolonga até as paredes laterais, pela grade frontal de painel preto e pelos faróis com tecnologia led. Por meio dos displaysde  led na frente e na traseira, o veículo se comunica com seu meio ambiente. Eles avisam, por exemplo, que os drones de entrega decolaram, que o veículo está parado ou que o entregador saiu para levar as encomendas.

O volante, os pedais e o console central funcionam por um comando Drive by Wire, por meio de joystick, criando assim novas possibilidades de configuração. O veículo se comunica com o motorista também por meio do piso da cabina. Graças a um efeito especial, indicadores de led brilham no chão de aço inox, avisando o motorista, por exemplo, quando há pedestres ou ciclistas se aproximando. Na parede traseira da cabine do motorista estão a saída de pacotes e um quadro informativo que disponibiliza ao motorista todos os dados relevantes sobre o processo de entrega. Ele serve como meio de comunicação entre os sistemas da Vision Van, funcionando autonomamente, e o motorista  pode se concentrar inteiramente na entrega manual. Além disso, ele atua como unidade de controle central para interligar o veículo inteligente, os sistemas automatizados e as informações das encomendas.

Thomas Moser, diretor do projeto Vision Van da Mercedes-Benz, já está convicto de que a rotina logística do futuro se transformará. “Muitas empresas de entrega por correio expresso ou courrier e comerciantes com atividade on-line investem e pesquisam para tornar os processos logísticos mais rápidos, fáceis e eficientes. A tecnologia de automatização, que facilita o trabalho das pessoas, atualmente já desempenha um papel decisivo e será cada vez mais importante”, diz.