Segunda-feira, 23 de julho de 2018 - 12h14
Penske Logistics dedica novo CD às operações do Makro
Agora em Cajamar, a estrutura está mais próxima das principais lojas da rede atacadista e proporciona mais agilidade no atendimento aos pedidos

A Penske Logistics, responsável pelo gerenciamento do centro de distribuição do Makro desde janeiro de 2016, mudou, no primeiro semestre deste ano, as operações logísticas para a rede atacadista de Cabreúva (SP) para Cajamar (SP). De acordo com a companhia, a troca de localização do CD ocorreu principalmente pelo posicionamento geográfico estratégico da nova estrutura. Com a proximidade com as principais lojas do Makro na cidade de São Paulo e região metropolitana, as movimentações do novo CD diminuem o leadtime entre a chegada do pedido até a entrega do produto, além de redução de custos operacionais.

O CD de Cajamar, totalmente dedicada às operações do Makro, conta com uma área total de 29 mil m², sendo 23 mil m² operacionais e 4 mil m² destinados às atividades administrativas. A capacidade da estrutura é variável, uma vez que depende do perfil dos produtos armazenados, mas a média divulgada pelo operador logístico é de 300 mil caixas estocadas. A expectativa é de que os 300 colaboradores movimentem 4 milhões de caixas por mês. O CD utilizado anteriormente contava com uma área operacional de 18 mil m², estocava 210 mil caixas e movimentava 3,2 milhões de unidades mensalmente.

Divulgação

Entre os serviços realizados pela Penske em Cajamar estão agendamento de fornecedores, inbound, outbound, separação e distribuição para as lojas e inventário. Vale lembrar que o novo CD abastece todas as 74 lojas do Makro no Brasil, em todas as regiões do país, de produtos secos à linha branca.

Segundo o gerente de operações da Penske para o Makro, o serviço prestado é baseado no modelo de capacidade variável. “Dessa forma, atuamos em colaboração com nossos clientes para alocar apenas os recursos necessários para o atendimento dos volumes previstos, ajustando assim os custos para o tamanho da operação”, diz.

De acordo com o diretor de Supply Chain do Makro, Marco Antônio Tenani, a mudança faz parte da estratégia da companhia, aliada à expertise e à sinergia com o provedor logístico, e busca maximizar a eficiência do CD e atuar de maneira estratégica. “A expertise e o know-how da Penske Logistics, somados aos excelentes resultados alcançados, reforçam nossa parceria de sucesso e pretendemos, em um futuro próximo, ampliar o escopo do serviço prestado”, revela.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!
Nelson Vicenteem 26/07/2018, às 17h13
Além de todos esses ganhos já mencionados, a redução da distância entre o CD e o ponto de venda, diminui a emissão de gases poluentes e o risco de acidentes por km/rodado. Impacto direto não só na produtividade, mas na comunidade e no meio ambiente. Parabéns a Penske Logistics e ao Makro por essa iniciativa!
jocelito dutraem 02/10/2018, às 14h10
Boa tarde. Gostaria de saber se vcs. estao agregando carretas para transportes da mackro . muito obrigado