Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019 - 9h43
Divisões da DHL se consolidam na certificação Top Employer
Reconhecimento avalia e atesta as melhores práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento de talentos e promoção de um bom ambiente corporativo

A DHL recebeu pelo segundo ano consecutivo a certificação Top Employer em suas três divisões que operam no Brasil – DHL Express, DHL Global Forwarding e DHL Supply Chain. As divisões, que operam desde remessas expressas e gerenciamento de fretes até gestão de cadeias logísticas, armazenagem e distribuição, expandiram suas operações em 2018, fechando o ano com um quadro conjunto de mais de 12 mil colaboradores.

Oferecida pelo Top Employer Institute, organização holandesa fundada em 1991 e atuante em 118 países, a certificação avalia e reconhece as melhores práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento de talentos e promoção de um bom ambiente corporativo. Para consolidar a certificação, a DHL realizou uma análise das políticas de recurso humanos, em que foram avaliados quesitos como remuneração e benefícios, cultura, aprendizado e desenvolvimento. Alguns dos itens verificados passam, inclusive, por auditorias.

Especializada no agenciamento de fretes marítimos, aéreos e rodoviários, a DHL Global Forwarding recebeu a certificação pela segunda vez. “Creio que temos uma base muito sólida. Trabalhamos em uma empresa cujo pilar fundamental é respeito e resultados, ou seja, as pessoas tem um papel central e essa preocupação norteia todas nossas ações. A certificação Top Employer reflete a realidade de uma empresa que vive intensamente esses valores no cotidiano de cada colaborador, o que nos motiva a ir cada vez mais longe”, afirma a diretora de Recursos Humanos da DHL Global Forwarding, Luciana Ezequiel. A divisão também atribui à nova certificação a consolidação de programas de gestão de talentos e lideranças, monitoramento do clima interno e capacitação técnica continuada de seus colaboradores.

Já a DHL Supply Chain, voltada à área de distribuição e armazenagem, foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo no país. “Em 2018, superamos a marca de 10 mil colaboradores no Brasil. É mais do que algumas pequenas cidades, sendo que este público está distribuído em pelo menos 56 localidades diferentes. Ver que não apenas cuidados desta população, mas zelamos com excelência e reconhecimento do mercado é, sem sombra de dúvidas, um motivo de muita satisfação e estímulo para toda a equipe do RH e para as lideranças da empresa”, diz o vice-presidente de Recursos Humanos da DHL Supply Chain, Eduardo Batista. O executivo completa dizendo que a companhia une escala e qualidade, um feito digno de muita comemoração ainda mais em um setor tão sensível para a economia como um todo. “Tivemos, em 2018, inclusive, grande desafios que foram superados com a dedicação e profissionalismo da nossa equipe.”

A DHL Express, unidade de negócio especializada em transportes expressos internacionais e nacionais, conta hoje com uma equipe de mais de mais de mil especialistas. A empresa está sendo certificada com o selo Top Employer pelo quinto ano consecutivo, sendo que na última certificação (2018) ficou entre as empresas Top Five. “Um ano após a inauguração do nosso novo e moderno escritório, verificamos que os colaboradores estão cada vez mais engajados e empolgados com nosso dia a dia. Na companhia, olhar para as práticas de gestão e procurar melhorá-las já virou um hábito”, ressalta a gerente de Gestão de Talentos, Priscila Giabardo.

Em 2018, por exemplo, a unidade implementou o Plano de Sucessão e Desenvolvimento de Carreira, o que gerou uma grande proporção e possibilitou a movimentação e aprimoramento de diversos talentos da DHL Express. Complementando o plano, a empresa lançou um Plano de Carreira para toda a empresa, dando a visibilidade de todas as posições e permitindo aos colaboradores traçarem o futuro de sua carreira, contando com o apoio das ferramentas de desenvolvimento oferecidas pela companhia. “O melhor exemplo disso é a atual CEO da DHL Express, Mirele Mautschke, que desenvolveu uma carreira consolidada na companhia, tendo iniciado como analista, em 1998, e assumindo a presidência, em 2018”, complementa Priscilla.

Em comum, as três unidades oferecem vários programas destinados ao desenvolvimento de carreiras e ao desenvolvimento pessoal. Um deles oferece aos colaboradores a oportunidade de expandir seus conhecimentos em todas as áreas da operação logística – desde transporte e armazenamento a vendas e finanças. Programas como o Dia Global do Voluntariado e as múltiplas iniciativas GoHelp, GoGreen e GoTeach oferecem aos colaboradores a chance de colocar em prática os princípios – chave da responsabilidade social promovidos pela DHL – apoiar a comunidade, proteger o meio ambiente e promover a educação.