Terça-feira, 30 de abril de 2019 - 10h20
Penske Logistics gerencia novo CD do Makro no Paraná
Operador logístico já trabalha junto ao atacadista em outros dois centros

A Penske Logistics iniciou, em março, a gestão do novo centro de distribuição do Makro localizado na cidade de Pinhais (PR), que atenderá as lojas situadas na Região Sul do país. O operador logístico já trabalha junto ao atacadista desde 2016, gerenciando CDs nos estados de São Paulo e Pernambuco.

A nova unidade do Makro conta com 5.400 m² e capacidade para processar mais de 3,6 milhões de caixas por ano. O contrato firmado entre as empresas contempla a gestão logística nas modalidades cross-docking, em que a mercadoria não fica estocada, mas é separada e preparada para carregamento no mesmo dia e distribuição no dia seguinte nas lojas do atacadista; e staple stock, com a mercadoria permanecendo no estoque por um breve período.

Divulgação
Divulgação

Para viabilizar a operação, a Penske utilizará o sistema híbrido de distribuição para gerenciamento dos armazéns, desenvolvido especificamente para atender às particularidades dessa operação e integrado ao sistema de gestão empresarial do Makro, que permite reduzir processos e eliminar retrabalhos, resultando em ganho de produtividade e eficiência.

“Estamos avançando com esse novo modelo de gestão para o Makro. Implementamos o primeiro em Pernambuco há três anos e, com bons resultados, conseguimos replicar em outros CDs da empresa”, explica Endrigo Taurisano, gerente de Operações sênior da Penske Logistics para o Makro. O novo CD em Pinhais, empregará aproximadamente 30 novos colaboradores, tanto da Penske quanto do Makro, e trabalhará com cerca de 100 fornecedores no primeiro ano de operação.

Presente no Brasil desde 1972, o Makro pertence ao grupo holandês Steenkolen Handels-Vereeniging. A partir dos anos 1990, a empresa investiu na expansão de suas lojas em todo o país, especialmente nas regiões Sul e Nordeste. Hoje são 68 lojas que atendem tanto pessoas físicas quanto profissionais, oferecendo uma vasta gama de produtos, como alimentos perecíveis, não perecíveis, bebidas, itens de higiene e limpeza, descartáveis, utensílios, materiais de escritórios, pet, entre outros.