Quinta-feira, 2 de maio de 2019 - 11h25
Brado desenvolve máquina para estufagem de contêineres
Novo equipamento facilita a acomodação da carga e aumenta a produtividade das operações

A Brado desenvolveu uma máquina para facilitar as operações multimodais em seu terminal localizado no município de Cambé (PR). Denominada estufadeira de sacas, a novidade consiste em uma esteira instalada sobre trilhos e com ajuste multidirecional, que executa de forma ordenada a movimentação da carga do caminhão direto para o contêiner.

O equipamento, que entrou em operação no mês de março, leva em média 40 minutos para fazer a estufagem completa de um contêiner de 20 pés, o que corresponde a cerca de 540 sacas empilhadas, com peso equivalente a 27 toneladas. Desenvolvida em apenas seis meses, a estufadeira passou por uma série de testes e adequações. Ela foi desenhada de acordo com os padrões de medida dos caminhões que descarregam no terminal e respeitando a ergonomia dos colaboradores.

Divulgação
Divulgação

“A estufadeira foi idealizada seguindo quatro premissas básicas: segurança, ergonomia, produtividade e qualidade da carga”, diz Zuleica de Melo, gerente executiva de Engenharia de Inovação e Qualidade da Brado. “Todos os colaboradores da área receberam treinamentos para manusear o equipamento, eliminando o esforço físico que era necessário para executar a atividade de estufagem do contêiner.”

A novidade foi planejada para as cargas de açúcar em Cambé, porém a estufadeira atende a qualquer tipo de produto de sacaria. Com a eficiência constatada já no primeiro mês de uso, a empresa planeja expandir o sistema para outras regiões onde opera. Em Rondonópolis (MT), a previsão é que a nova estufadeira seja implantada até o fim do ano, atendendo demandas de produtos ensacados como feijão, gergelim, milho, grão de bico e sorgo.

Além dos fatores de produtividade, segurança e ergonomia, outro diferencial da estufadeira é o motor eletro-hidráulico desenvolvido dentro do conceito de energia limpa, operando de forma 100% sustentável, sem emitir gases e resíduos nocivos à atmosfera.