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Caminhões rodoviários de chassi rígido, da Volkswagen

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Por Redação em 7 de julho de 2009 às 14h37 (atualizado em 23/08/2011 às 14h30)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, empresa da MAN Latin America, apresenta os caminhões VW Constellation 17.320 e 24.320, iniciativa que marca a retomada de sua presença no segmento rodoviário de chassis rígidos com alta potência do motor. O produto é indicado a frotistas que necessitam percorrer longas distâncias com seus veículos, exigindo potência e velocidade operacional altas. Os modelos também são uma alternativa para o transportador autônomo que busca caminhões de chassi rígido com desempenho semelhante ao de cavalos mecânicos. As aplicações com carroceria sobre chassi rígido ou Romeu-e-Julieta são ideais para os VW 17.320 e VW 24.320 e são capazes de transportar cargas frigorificadas, líquidas (tanque), paletizadas, gado, grãos e sucata, além de diversas opções para baú fechado. O motor Cummins ISC eletrônico dos novos Constellation tem seis cilindros, turbo e intercooler, potência de 320 cavalos, torque de 1.288 Nm @ 1.300 a 1.600 rpm, camisas úmidas removíveis e o sistema de gerenciamento e injeção de combustível Common Rail. Seus vários sensores instalados no motor permitem eficiência e rapidez nas manutenções, autoproteção, baixo nível de ruído, adequação a diferentes usos e vocações e o funcionamento do piloto automático de série. Outro destaque é a caixa de transmissão sincronizada de 16 marchas à frente e duas à ré, com acionamento em duplo H. Trata-se da mesma transmissão dos VW Constellation 19.320 Titan Tractor e 25.320. A embreagem com acionamento hidráulico assistido a ar (sistema pneumático) possui disco simples confeccionado em material orgânico, com diâmetro 430 mm, de fácil acionamento e maior durabilidade. Já a cabine conta com garantia de seis anos contra corrosão perfurante, além de apresentar acesso facilitado aos itens de checagem diária para manutenção – todos sob a grade frontal do veículo. As portas têm abertura de 90 graus, com maçanetas ergonômicas. No interior, destaque para o isolamento termo-acústico, espaço e ergonomia. De série, o modelo tem volante com regulagem de altura e inclinação, piloto automático, computador de bordo e vários porta-objetos. Como opcionais, oferece ar-condicionado, banco do motorista com suspensão pneumática, vidros e espelhos elétricos e travamento central das portas.  O basculamento hidráulico da cabine garante acesso total ao conjunto motor-transmissão. www.vwcaminhoeseonibus.com.br
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