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Cosco Vietnam escala três portos da região Sul do Brasil

Embarcação atracou no Porto do Rio Grande, no Terminal de Contêineres de Paranaguá e no cais público paranaense
Por Redação em 24 de fevereiro de 2012 às 10h45 (atualizado em 02/03/2012 às 12h47)

Após realizar operações no Porto de Santos (SC), o Cosco Vietnam, maior navio porta-contêiner do mundo, com 334 metros de comprimento linear, 42,8 m de boca, calado de 14,5 m em máxima carga e capacidade para transportar 8.208 TEUs, continuou suas escalas por terminais brasileiros. Rio Grande (RS), Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Paraná, além do cais público do Porto de Paranaguá, receberam a embarcação.

O Tecon Rio Grande recebeu o navio, proveniente de Montevidéu, Uruguai, no último dia 17 de fevereiro. Na ocasião, o terminal operacionalizou, entre embarque e desembarque, 700 contêineres junto ao Cosco. Segundo o diretor técnico do Porto do Rio Grande, Luiz Laurino, entre os pontos que permitem a entrada de navios deste porte no terminal estão o aumento de calado e o aumento das bacias de evolução.

Para o superintendente de Rio Grande, Dirceu Lopes, esta foi uma operação singular. “Cada vez mais o porto organizado prepara sua infraestrutura para receber navios com a mesma capacidade do Cosco Vietnam. A qualificação da infraestrutura dos nossos terminais nos dá certeza de que operações como essa poderão vir a ser uma rotina no porto”, diz.

Na sequência, o navio rumou para o Estado do Paraná, atracando, dia 21 de fevereiro, no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Ao todo, 812 contêineres foram movimentados nesta escala. De acordo com o diretor-superintendente do TCP, Juarez Moraes, a atracação desse navio é uma prova de que o Porto de Paranaguá e o TCP têm condições de receber mais embarcações desse tipo. Além disso, o executivo destaca o trabalho realizado pelas autoridades portuárias, como a Administração dos Porto de Paranaguá e Antonina (Appa), a Capitania dos Portos e a Marinha brasileira, que, segundo ele, vem melhorando cada vez mais as condições de operação locais.

Para completar as operações no Paraná, o Cosco Vietnam atracou no dia seguinte, 22 de fevereiro, no Porto de Paranaguá. No local, 345 contêineres foram embarcados e 455 desembarcados.

A atracação do navio nos terminais paranaenses foi acompanhada de perto pela Capitania dos Portos. Segundo o capitão-de-Mar-e-Guerra, José Henrique Corbage Rabello, uma série de medidas tomadas garantiu a entrada, em segurança, do navio. Ao todo, foram dois práticos, dois rebocadores de prontidão e outros três auxiliando na atracação. “Em nenhum momento colocamos a segurança da navegação em Paranaguá em risco e a operação foi um sucesso. A atracação do Cosco Vietnam é um marco na história do Porto de Paranaguá e o coloca, perante os armadores do mundo todo, como um porto de primeira linha”, afirma.

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