Ibovespa
124.980,13 pts
(0,63%)
Dólar comercial
R$ 5,20
(-0,92%)
Dólar turismo
R$ 5,43
(-0,94%)
Euro
R$ 5,54
(-0,84%)

Paranaguá se especializa na movimentação de cargas especiais

Porto deve receber, em 2012, cerca de 30 mil toneladas em peças para a construção da maior fábrica de celulose do mundo
Por Redação em 12 de março de 2012 às 10h34 (atualizado em 19/03/2012 às 12h17)

Paranaguá se especializa na movimentação de cargas especiais
Paranaguá-peças-gigantes-2-site
No início de março, o Porto de Paranaguá recebeu uma prensa de 160 t e 5,3 metros de altura, destinada à empresa WHA Fundição. Além da adaptação logística dentro do porto, o transporte do equipamento também exige certos cuidados. Para transportar a prensa até Curitiba, onde será instalada, será necessário um caminhão com 71 m de comprimento.

Para o Porto de Paranaguá, receber equipamentos dessa magnitude não é mais novidade, já que nos últimos meses o porto recebeu peças destinadas a diferentes projetos de grande porte. Até meados de 2012, Paranaguá ainda vai receber cerca de 30 mil t em peças para a construção da maior fábrica de celulose do mundo, da Eldorado Papel e Celulose – que está sendo erguida em Três Lagoas (MS) –, assim como peças da nova unidade da Arauco do Brasil, que está sendo instalada em Jaguaraíva (PR). Leia mais aqui.

“A facilidade de atracação, o calado, o tamanho do cais e a capacidade do piso são fundamentais para receber peças com esse porte diferenciado. Poucos portos no País oferecem as condições disponíveis em Paranaguá para estas operações”, afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Maron.

Estrutura

O Porto de Paranaguá está concluindo uma licitação para construção de um portão especial, com largura e capacidade de manobras facilitadas para esse tipo de peça. Em outra frente de trabalho, será preparada uma nova área, fora da zona primária do porto, para armazenagem de peças de grande porte.

“Um dos principias fatores facilitadores em Paranaguá é o acesso à autoridade portuária. Hoje existe acesso fácil e somos atendidos rapidamente para fazer a programação dos navios, obter autorização de entrada e saída e alocação para equipamentos”, afirma Manuel Rosa Júnior, gerente operacional da TWJM, operadora logística que trabalha com cargas especiais em Paranaguá.

Já passaram também por Paranaguá peças para a ampliação da fábrica da Incepa, em São Mateus do Sul (PR), e para a construção de moinhos de cimento em uma unidade da Votorantin em Rio Branco do Sul (PR). Fora isso, todo o equipamento usado na implantação de uma fábrica de papel da Klabin, em Telêmaco Borba (PR), também chegou por Paranaguá.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar