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Embraport recebe empréstimo para construção de um terminal

BID concluiu a negociação com quatro bancos comerciais e liberou US$ 430 milhões; Caixa Econômica Federal destinou R$ 633 milhões
Por Redação em 29 de novembro de 2011 às 10h47

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) informou, na última sexta-feira, dia 25 de novembro, que concluiu um empréstimo sindicalizado de US$ 430 milhões com quatro bancos comerciais internacionais para financiar a construção, operação e manutenção de um novo terminal privado de uso misto para contêineres e líquidos no Porto de Santos (SP).

A verba, concedida à Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), responsável pelo projeto, será utilizada no desenvolvimento de uma estrutura a fim de aliviar a sobrecarga e reduzir os custos operacionais em Santos. A transação envolve um empréstimo A de 15 anos, de US$ 100 milhões do BID, e um empréstimo B, de 12 anos, de US$ 330 milhões do WestLB, Caixa Geral de Depósitos, HSBC e Banco Santander

Paralelamente, a Caixa Econômica Federal aprovou outro financiamento, orçado em R$ 633 milhões e financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o projeto que, junto com o empréstimo do BID, completará o pacote de dívida global sênior no total de US$ 786 milhões.

Segundo o chefe da equipe de projeto do Departamento de Financimento Estruturado e Corporativo do BID, John Graham, essa operação constitui um marco importante para o banco e para o Brasil. “Consideramos um avanço substancial ao apoio para o investimento privado no setor portuário. Nesse cenário creditício difícil, o BID planeja realizar mais operações para apoiar projetos de infraestrutura brasileiros, tanto por meio do nosso próprio balanço ou atraindo co-financiadores”, diz.

Os empréstimos do BID e da Caixa/BNDES financiarão a primeira fase do novo terminal, que terá uma capacidade esperada acima de 1 milhão de TEUs e estará apto, ainda, para operar com granéis líquidos. O novo terminal contribuirá, também, para melhorar as condições de trânsito na cidade, uma vez que terá acessos por estrada e ferrovia e estará instalado longe da área urbana da cidade de Santos.

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