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MAN adota nanotecnologia em componente de caminhões

Tecnologia é aplicada nos coxins de motor a fim de ampliar vida útil da peça e gerar conforto para o motorista
Por Redação em 18 de fevereiro de 2013 às 12h46

A MAN Latin America informa que implementou mais uma mudança em seus caminhões e ônibus. A novidade fica por conta da adoção da nanotecnologia nos coxins de motor, o que, segundo a empresa, gera ganho de até 50% na vida útil do componente. Além disso, a mudança confere mais conforto aos motoristas por absorver melhor a vibração do veículo. Por atuar em estruturas do tamanho de um bilionésimo de metro, a nanotecnologia permite uma reorganização das estruturas de átomos e moléculas.

Segundo o diretor de Engenharia, Estratégia do Produto e Gerenciamento de Portfólio da MAN Latin America, Gastão Rachou, a companhia oferece hoje, na linha Advantech, um componente com relação otimizada entre conforto e durabilidade.

Na função de sustentação do motor no chassi, o coxim fica submetido a alto grau de vibração e, caso não absorva adequadamente o impacto, pode gerar uma série de problemas. Em um desenvolvimento conjunto entre as engenharias da MAN Latin America e Truck Bus, empresa fornecedora dos coxins, a nanotecnologia foi aplicada em dois processos de fabricação do componente.

Com a adição de nanocompósitos, a borracha teve sua formulação alterada para resistir melhor à vibração, um fator crítico para a vida útil do coxim. O principal benefício com a reestruturação molecular da borracha foi o aumento significativo de sua resiliência (capacidade de acumular energia sem ocorrer ruptura, deformação ou perda de rendimento). Desta forma, a borracha com nanocompósitos apresenta baixíssimos níveis de termo-oxidação, fator responsável pela degeneração e perda de vida do componente.

Em outra frente, a estrutura metálica passa agora por um banho de nanocerâmica, possibilitando maior aderência à borracha e, inclusive, simplificando a operação, pois a preparação anterior contava com dois processos em vez de apenas um. Esse tratamento especial evita que a borracha se desprenda do metal, ocasionando a perda do coxim e, dependendo das circunstâncias, comprometendo a vida útil de outros componentes. A otimização dos processos também trouxe contribuição na redução dos impactos ambientais, uma vez que foi eliminada a geração de componentes nocivos ao meio ambiente, o que demandava atenção e cuidados especiais por parte da Truck Bus para seu descarte.

As inovações integram a nova linha Advantech de caminhões e ônibus VW, lançados para atender às exigências do Proconve P7. Segundo Rachou, além da motorização foram agregadas uma série de melhorias que estão fazendo a diferença no produto. Ele destaca que estão empregando toda a expertise em engenharia para países emergentes e definindo as melhores soluções tecnológicas.

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