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7 Ações para Aprimorar as Estratégias de Marketing na Logística

Por Gezinei Rodrigues em 26 de setembro de 2023 às 11h43
Gezinei Rodrigues

O setor logístico desempenha papel fundamental na economia global, conectando cadeias de suprimentos e garantindo a movimentação eficiente de mercadorias. No cenário empresarial globalizado com transformações paradigmáticas cada vez mais frequentes, a gestão exige um beta contínuo, especialmente no setor de logística, no qual a velocidade das mudanças supera qualquer expectativa. Administrar com sucesso cenários complexos, com conjuntos de variantes que podem incluir dezenas de corporações e funcionários, tem alguns (poucos) fundamentos em comum. Um dos principais, sem dúvida é o marketing. No entanto, apesar de sua importância, muitas empresas do ramo ainda subestimam o potencial do marketing para impulsionar o crescimento e a competitividade. 

Neste artigo, apontaremos de modo bastante objetivo, sete práticas que, ao longo de minha carreira, tenho comprovado como eficazes para melhorar as estratégias de marketing no segmento. 

1 - Segmentação de mercado: Esta é a base de uma estratégia de marketing eficaz. Segundo o Notify Visitors, 80% do público tende a fazer negócios com uma marca que personaliza sua experiência com ela. É por isso que é importante segmentar o seu público para enviar-lhes comunicações de marketing personalizadas. De acordo com a plataforma, 70% dos profissionais de marketing usam segmentação de mercado, variando a abordagem de acordo com o segmento-alvo. As empresas B2C optam pelo tipo demográfico (recorte da população, que pode ser por idade, raça, sexo, estado civil, renda, educação ou emprego). No B2B, a psicográfica (foco nas crenças, características, atitudes, interesses, estilo de vida, e classe social) é a escolhida e, no e-commerce, a preferência é a variante comportamental (grupo criado com base nos padrões de comportamento). 

2 - Conteúdo relevante: Para quem quer se destacar no segmento, esta deve ser uma das primeiras ações. De acordo com o Content Marketing Institute, 70% dos profissionais de marketing no setor B2B relatam que o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes. A logística é um campo complexo, e compartilhar conteúdo relevante, como guias de otimização de cadeias de suprimentos, insights sobre regulamentações de transporte e tendências do setor, pode estabelecer sua empresa como uma autoridade confiável e atrair potenciais clientes. 

3 - Presença online: Absolutamente crucial na era digital. Pesquisa da McKinsey & Company mostrou que mais de 70% dos compradores B2B preferem pesquisar e comprar online. Ter uma presença digital forte, incluindo um site informativo e fácil de navegar, canais de redes sociais ativas e conteúdo otimizado para mecanismos de busca, é fundamental para alcançar e envolver clientes em potencial. 

4 - Integração de tecnologia avançada: Não há dúvida que se trata de uma aliada poderosa no marketing logístico. Empresas que adotam tais ferramentas em suas estratégias de marketing têm um aumento de até 20% em sua participação de mercado, de acordo com estudo da Deloitte. No setor logístico, tecnologias como rastreamento em tempo real, análise de dados e automação podem melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos e demonstrar para clientes e stakeholders um compromisso com a inovação. Uma ação simples que pode render muito neste sentido é mostrar como um software de rastreamento avançado otimiza a visibilidade da cadeia de suprimentos. 

5 - Marketing de relacionamento: Clientes fiéis não caem do céu. É preciso azeitar esse entrosamento. De acordo com pesquisa da Harvard Business Review, aumentar a retenção de clientes em apenas 5% pode incrementar os lucros em 25% a 95%. Pense em um serviço de entregas: investir em programas de fidelidade e oferecer suporte personalizado não apenas mantém os clientes existentes, mas também os torna embaixadores da marca. 

6 - Abordagem sustentável: A sustentabilidade é uma preocupação crescente entre os consumidores globais. Sondagem da Nielsen aponta que, pelo menos 73% destes clientes estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas comprometidas com a sustentabilidade. No setor logístico, enfatizar práticas sustentáveis, como redução de emissões e otimização de rotas, pode atrair clientes conscientes e diferenciar sua empresa. 

7 - Análise e otimização constantes: Estes são os combustíveis para aprimorar as diretrizes de marketing. Levantamento da Forbes Insights revelou que 64% dos profissionais de marketing B2B usam análise de dados para melhorar a eficácia das ações necessárias. Avaliar regularmente o desempenho das campanhas, identificar pontos fortes e áreas de melhoria e ajustar as táticas conforme necessário é fundamental para garantir que suas estratégias estejam sempre alinhadas com as metas de negócios. 

Ao implementar essas dicas, as empresas do setor logístico podem desbloquear o potencial do marketing para impulsionar o crescimento, aumentar a visibilidade e estabelecer relações duradouras com os clientes. As pesquisas de instituições renomadas internacionalmente destacam a importância dessas práticas, fornecendo uma base sólida para orientar as estratégias de marketing rumo ao sucesso. 
 

*Gezinei Rodrigues é gerente do departamento de marketing do Grupo MOVE3. Profissional graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, tem mais de 10 anos de experiência no mercado. 

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