Aplicativos de frete de cargas ganham força nos últimos anos e é nova tendência do mercado de logística do Brasil
Ainda pouco conhecido pelos gestores, o conceito de marketplace de cargas tem mostrado crescimento e já é uma tendência no mercado de logística brasileiro. O conceito tem transformado o segmento para transportadoras, embarcadores e caminhoneiros.
O modelo de negócio funciona 100% on-line e conta com diversos prestadores de serviços na plataforma, com o objetivo de tornar a busca e escolha de um veículo adequado para a sua necessidade mais fácil e rápida.
Na prática, a plataforma irá conectar as transportadoras, os embarcadores e os caminhoneiros autônomos, além de oferecer serviços adicionais para o transporte de cargas.
No Brasil, a pioneira no segmento é a TruckPad, criada em julho de 2012, sendo o primeiro aplicativo do gênero. Atualmente, a ferramenta assessora embarcadores, transportadoras e motoristas profissionais independentes, da contratação até a gestão do pagamento do frete.
Recentemente, o app foi adquirido pela JSL e deve passar a oferecer serviços adicionais, como rastreamento em tempo real, soluções financeiras para embarcadores e transportadoras, carteira digital, entre outros.
Disponível na Play Store (Android), o app já conta com mais de 1 milhão de downloads e uma avaliação de 3,9 estrelas - em uma escala de 1 a 5 estrelas - realizada pelos usuários.
E além da TruckPad, existem dezenas de outros aplicativos que realizam o mesmo serviço como Fretebras, Freto, Carga24h, CargoBR Driver, entre outros.
LEIA TAMBÉM: Freto alcança R$ 10 bilhões em fretes movimentados na sua plataforma
Como vimos anteriormente, existem diversos apps de marketplace de cargas, e cada app funciona de uma maneira. No entanto, basicamente eles possuem dois acessos, sendo um destinado para os embarcadores (donos da carga) e outro destinado para os transportadores e motoristas autônomos.
Com esses acessos, o gestor poderá publicar as suas cargas e encontrar rapidamente caminhoneiros disponíveis para realizar o transporte de maneira segura.
Nos apps, é de responsabilidade das transportadoras e dos embarcadores publicarem informações-padrão sobre o frete como preço, endereços de origem e destino, mercadoria, peso e o veículo adequado para realizar a prestação de serviço, por exemplo.
A partir disso, a plataforma irá disponibilizar esses e outros dados relevantes para que os caminhoneiros parceiros avaliem a oferta e entrem em contato com a transportadora.
Já para os caminhoneiros autônomos, será possível buscar e encontrar as ofertas que foram cadastradas e publicadas no app, podendo filtrar as demandas a partir dos seus interesses como preço, endereços e o veículo adequado.
A tecnologia conecta a demanda e a oferta de maneira rápida e simples, facilitando toda a logística das empresas. Além disso, a ferramenta oferece diversos outros benefícios como:
Caso seja o embarcador e tenha preferência de ter todo o controle total da logística do transporte das suas cargas, é possível fazer isso através do marketplace de frete, já que são ofertados os serviços de transportadoras e caminhoneiros autônomos para as empresas embarcadoras poderem negociar.
Além de poder encontrar uma transportadora ou caminhoneiro, as empresas podem acompanhar a carga, fazer pagamentos, entre outras comodidades na palma da sua mão, agilizando todo o processo logístico do início ao fim.
As ferramentas de marketplace também proporcionam mais economia para os embarcadores e as transportadoras. Isso acontece porque os motoristas serão prestadores de serviço, ou seja, atuarão como autônomos e não como empregados, o que dispensa as empresas das obrigações e encargos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Com um serviço totalmente terceirizado, os embarcadores e transportadores economizam também na manutenção dos veículos, já que essa responsabilidade fica por conta dos caminhoneiros autônomos.
LEIA TAMBÉM: VTex oferece solução que reduz os custos de frete em mais de 26% para varejistas
Esses prestadores de serviços são responsáveis por programar e custear as manutenções preventivas e corretivas dos veículos, já que não possuem vínculo empregatício com o contratante.
Com a ferramenta, os embarcadores e as transportadoras contam com uma frota diversificada e virtual, pois é possível contratar prestadores de serviço de qualquer lugar do Brasil, com os veículos adequados às suas necessidades e preferências para os mais variados tipos de cargas.
Gostou deste conteúdo? Para seguir acompanhando as novidades e tendências do mercado de logística no Brasil, acompanhe o portal de notícias da Tecnologística, referência do jornalismo especializado do segmento há 28 anos.