O Mercado Livre ultrapassou a marca de 2 milhões de metros quadrados de áreas locadas em condomínios dos padrões A e A+ no segundo trimestre. Em junho, a maior ocupante de galpões do país chegou, de acordo com levantamento da Binswanger Brazil, a 2.088.929 m² de locação de áreas do segmento.
A segunda colocada no ranking, a Shopee, alcançou 830.316 m² no segundo trimestre. A Amazon e a Shein, terceira e quarta da lista, responderam por 544.522 m² e 215.452 m², respectivamente, no período de abril a junho, conforme a Binswanger.
A ocupação do Mercado Livre em condomínios dos padrões B e C, e em galpões isolados somou 394.326 m² no trimestre. No total das categorias (incluindo também A e A+), a área locada pelo Mercado Livre totalizou 2.483.255 m², segundo a pesquisa.
Os investimentos de varejistas eletrônicas em centros de armazenagem e distribuição de seus produtos tem sido uma das principais estratégias para a disputa do bolso dos consumidores brasileiros, principalmente no Estado de São Paulo. A expansão das empresas de e-commerce em regiões territorialmente limitadas, como o raio de 30 quilômetros da capital paulista, vai além da demanda imediata, na avaliação da sócia-diretora da Binswanger Brazil, Simone Santos.
Muitas vezes, segundo a executiva, as empresas fecham a locação para "marcar território". "O estoque de empreendimentos próximos à cidade de São Paulo – maior mercado consumidor do Brasil –, vai escalar bem menos do que o crescimento de vendas online. Quem locar, primeiramente, vai ter o melhor ponto para entregar seus pacotes com maior velocidade", afirma a sócia-diretora da Binswanger.