A Pitney Bowes, empresa global de tecnologia, logística e serviços, transformou a logística no centro de distribuição da Centauro, em Extrema (MG), com a automação. A solução, desenvolvida em apenas 90 dias, tem como foco o ganho de produtividade, a redução de esforços operacionais e a organização de pedidos na principal operação da Centauro no Brasil, que atende tanto as lojas físicas quanto o e-commerce.
O centro da estratégia da Pitney Bowes é o equipamento OneShip Sorter, que conta com 16 saídas. “Integramos o Sorter no qual realiza a triagem automática dos pedidos e direciona cada volume para as saídas correspondentes às transportadoras pré-determinadas pela Centauro, garantindo eficiência em um fluxo de alta complexidade, em poucos segundos”, afirma Gustavo Cristófaro, Executive Sales da Pitney Bowes e responsável pela implantação.
O equipamento utiliza câmeras de última geração para leitura e conferência dos pacotes, bandejas para itens leves e esteiras com esferas que permitem o desvio dos volumes de forma precisa. De acordo com o executivo, a automação também reduz rejeições de leitura e agiliza a movimentação dos bens até a expedição.
Ganho de produtividade
De acordo com a própria Centauro, a automação gerou um aumento de produtividade de 70%, onde o sorter apoia a operação com mais de 40 mil SKUs e 142 marcas, permitindo a redistribuição das equipes para outras etapas do fluxo e mantendo a performance durante períodos de pico. Além disso, o projeto oferece maior precisão no processamento das informações de mono e multi pedidos, redução do tempo de atravessamento das mercadorias e ergonomia adequada com menor deslocamento para a equipe.
O CD da Centauro, onde a solução foi implantada, ocupa cerca de 25 mil m² e abastece mais de 220 lojas em todo o país, além de processar os pedidos do e-commerce. A expedição é organizada por transportadora parceira.
"O modelo integrado à automação contribui ainda mais para padronização e rastreabilidade no embarque dos pedidos. Todo o projeto é 100% nacional, garantindo qualidade e fabricação de alto nível. Estamos felizes por termos alcançado todas as metas deste projeto", conclui Cristófaro.
