A JSL iniciou um processo de homologação dos seus fornecedores, seguindo critérios socioambientais. A iniciativa se deve ao fato de a companhia reconhecer sua participação na cadeia e tem como intuito agregar valor na oferta de serviços aos seus clientes. A meta da empresa é atingir, em fevereiro de 2014, 70% das compras de serviços e produtos com fornecedores homologados.
Para que uma empresa seja fornecedor da JSL, ela deve atender critérios relacionados a certificações de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente ou práticas similares. Além disso, não pode utilizar mão de obra infantil (incluindo a cadeia de fornecimento) e assumir compromissos contra assédio moral, sexual e discriminação sob qualquer forma. As categorias contempladas nessa fase são: ativos, óleo lubrificante e combustível, peças e acessórios e prestadores de serviços.
A companhia informa que os fornecedores estão sendo convidados a preencher um formulário de compromisso, em que afirmam que atendem aos critérios estabelecidos conforme o nível de criticidade e, logo em seguida, enviam os documentos que comprovam as informações declaradas.
Até agora, 24,8% do volume de faturamento de compras da JSL é composto por fornecedores homologados, que atingem um índice de qualidade ideal (75% a 98%) frente aos critérios exigidos.