
A VLI, empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, anuncia a promoção de Cesar Toniolo ao cargo de Diretor de Operações do Corredor Norte. O executivo tem uma sólida trajetória de 19 anos na companhia e atuará para consolidar o Corredor Norte como um dos mais eficientes e estratégicos do país.
Desde que iniciou sua carreira na VLI, em 2006, Toniolo ocupou diversos cargos de gestão, atuando mais recentemente como Gerente-geral de Engenharia, Desenvolvimento e Tecnologia Operacional. Sua formação em Engenharia Elétrica, com Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária e MBA, reforça seu perfil de especialista em infraestrutura e inovação.
Liderança que reflete a cultura da empresa
“A trajetória de Toniolo na VLI, desde supervisor de via permanente até a liderança do Corredor Norte, é um testemunho da força de nossa cultura e do valor que atribuímos ao conhecimento operacional. Seu conhecimento será fundamental para sustentar o ritmo de crescimento da empresa. Com o corredor sob sua direção, continuaremos a impulsionar os investimentos e a eficiência que geram valor para a economia nacional e para os nossos clientes”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.
Corredor Norte: pilar estratégico do Arco Norte
O Corredor Norte consolidou sua relevância como a espinha dorsal logística do agronegócio no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Composto pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) e pelo acesso ao Terminal Portuário São Luís, o corredor viabiliza o escoamento de grãos (soja, milho e farelo), celulose e minério.
Em dez anos, o volume transportado por essa malha saltou de 4,3 bilhões para 14,4 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) — um aumento de 235%, que atesta a eficácia dos R$ 1,5 bilhão investidos pela VLI em ativos estruturais nos últimos cinco anos, incluindo a renovação de mais de 357 km de trilhos e a expansão de três terminais integradores na região.
Desafio de ampliar eficiência e sustentabilidade
“O Corredor Norte vem se consolidando como um dos principais na exportação de grãos e outras commodities no Brasil. Ele possui um forte potencial de crescimento, aliado à expansão da fronteira agrícola do Arco Norte. Assumir sua liderança é um desafio único, com potencial de desenvolver a logística da região e do país, habilitar seu crescimento e buscar níveis de eficiência e sustentabilidade cada vez mais elevados para atendimento aos nossos clientes”, aponta Cesar Toniolo, Diretor de Operações do Corredor Norte da VLI.