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FedEx aposta em ferramentas de eBusiness

Por Redação em 5 de maio de 2006 às 17h14 (atualizado em 10/05/2011 às 12h09)

Metade das remessas na América Latina e Caribe são feitas dessa maneira

Entre as inúmeras soluções de logística desenvolvidas para ajudar importadores e exportadores de mercadorias, as ferramentas de eBusiness surgem como alternativa para auxiliar as negociações pela internet. A FedEx Express, empresa de transporte expresso e fornecedora de soluções globais de logística, vem apostando nessas ferramentas e, atualmente, metade das remessas da operadora na América Latina e no Caribe são feitas dessa maneira.

A aposta parece dar certo para a empresa, pois o número de remessas feitas por essas ferramentas mais que dobrou nos últimos três anos. “Nosso objetivo é facilitar a vida de quem está importando ou exportando mercadorias”, diz Jane Nunes, gerente de Televendas da empresa. Segundo ela, o serviço mais utilizado é o Ship Manager. “É um aplicativo que permite ao cliente processar o envio da mercadoria, solicitar a coleta da informação, rastrear o pacote ou carga passo a passo”, diz ela, lembrando que o produto tem outras funções, como uma que permite saber quem recebeu a encomenda, por exemplo.

Outro serviço popular, segundo Jane, é o API. Ele integra os sistemas de uma empresa ao de seus fornecedores ou clientes ou ao da própria FedEx. “Esse aplicativo também pode ser utilizado por quem faz e-commerce, as vendas pela internet”, diz Jane. Segundo ela, o serviço online das Lojas Americanas, por exemplo, usa esse sistema. “O nosso aplicativo roda junto com o deles e, assim, não é preciso repassar as informações de entrega para nós, pois já temos acesso a elas”, diz.

Outro serviço oferecido pela FedEx Express é o Get Rates, com o qual o cliente pode fazer a cotação de moedas para entregas no mundo inteiro. “Com ele, é possível saber qual a tarifa liquida que o cliente vai pagar por aquela entrega”, conta Jane. Essas ferramentas também contam com serviços auxiliares, como o FedEx Insight e o Global Trade Manager. “O Insight serve para o cliente gerenciar os envios, enquanto o Global Trade Manager oferece a documentação alfandegária de mais de 200 países”, diz Jane. Segundo ela, esse segundo programa vai ao encontro das necessidades de quem está começando a exportar agora ou de empresas que buscam um novo mercado.

www.fedex.com/br

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