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Black Friday 2025: frete grátis é prioridade entre consumidores

48% dos participantes afirmaram desistir de uma compra por frete elevado, enquanto 53% dos consumidores preferem frete grátis, mesmo que precisem esperar
Por Redação em 28 de outubro de 2025 às 9h20
Black Friday 2025: frete grátis é prioridade entre consumidores
Foto: Freepik
Foto: Freepik

A Black Friday 2025 se aproxima, com a promessa de grandes ofertas e descontos no varejo. A pesquisa de intenção de compra realizada pelas empresas do grupo LSWA Tray, Bling, Bagy, Octadesk e Vindi em parceria com a Opinion Box, mapeou o comportamento e as intenções de compra dos brasileiros, buscando identificar tendências, motivações e preocupações dos consumidores em relação a este período. 

O levantamento entrevistou 1.018 consumidores, com idade acima de 16 anos de todo o Brasil, entre os dias 6 e 27 de agosto de 2025. A margem de erro do estudo é de 3,1 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.  

O estudo aponta as taxas de frete como um ponto de atenção para os consumidores. Enquanto 48% dos participantes afirmaram desistir de uma compra por frete elevado, 53% dos consumidores preferem frete grátis, mesmo que precisem esperar.

A consulta com os consumidores também mostra que a entrega rápida nem sempre é uma prioridade para quem se planejou para comprar produtos na Black Friday. Além de preferir esperar mais para obter o benefício de entrega grátis, apenas 33% dos respondentes optam pela entrega imediata devido à urgência. No entanto, os consumidores ainda apontam fatores como pronta entrega (citado por 45% dos entrevistados) e ausência de frete (37%) como vantagens das lojas físicas em comparação aos canais digitais.

 

Evento anual virou parte do planejamento

O levantamento mostra que a Black Friday deixou de ser um evento pontual para se tornar um momento onde o consumo é planejado. Metade dos entrevistados inicia suas pesquisas com mais de um mês de antecedência, enquanto quase 70% planejam financeiramente suas compras.

De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados pretendem comprar itens de necessidade, enquanto 49%, produtos de desejo. Já 27% planejam substituir produtos antigos e 25% querem antecipar as compras de Natal. 60% pretendem gastar acima de R$ 500 na Black Friday deste ano.

Os itens mais procurados na Black Friday 2025 são:

    53% eletrônicos
    49% roupas
    44% eletrodomésticos
    26% viagens
    25% decoração
    25% sapatos
    16% limpeza

Uma novidade recente no comportamento do consumidor é o uso de Inteligências Artificiais no processo de decisão de compra. Embora apenas 14% usem IA com frequência, 37% nunca usaram, mas demonstram curiosidade em experimentar.

Nesse sentido, o estudo aponta que há oportunidade para engajar esse público, oferecendo soluções que simplifiquem comparações, avaliações de marcas e recomendações personalizadas.

 

Canais de compra

O celular é o principal dispositivo para compras online, citado por 75% dos entrevistados, refletindo uma jornada de compra cada vez mais mobile. Sites (58%) e aplicativos de lojas (52%) lideram como canais preferidos.

No entanto, marketplaces (31%) e lojas físicas (29) também têm relevância, mostrando que o consumidor transita entre múltiplos pontos de contato. Segundo a pesquisa, a experiência física ainda tem forte apelo na Black Friday, pois 58% dos consumidores valorizam ver, tocar e experimentar produtos antes da compra.

O Pix será a forma de pagamento usada por 38% dos entrevistados – 15 pontos percentuais a mais do que na pesquisa do ano passado – e o cartão de crédito ainda lidera com 60% neste ano – 15 pontos percentuais a menos que os 75% do ano passado.

 

Expectativas pós-Black Friday

 

Apesar de ter um foco na Black Fridays, 21% dos entrevistados esperam promoções na Cyber Monday e 48% na semana seguinte, revelando que o período de descontos se estende além de um único dia.

Muitas pessoas têm a expectativa de encontrar os produtos depois desta data, indicando oportunidades para estratégias de comunicação e reposição de estoque que capturem essas intenções, de acordo com o estudo.

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