
A Black Friday 2025 se aproxima, com a promessa de grandes ofertas e descontos no varejo. A pesquisa de intenção de compra realizada pelas empresas do grupo LSWA Tray, Bling, Bagy, Octadesk e Vindi em parceria com a Opinion Box, mapeou o comportamento e as intenções de compra dos brasileiros, buscando identificar tendências, motivações e preocupações dos consumidores em relação a este período.
O levantamento entrevistou 1.018 consumidores, com idade acima de 16 anos de todo o Brasil, entre os dias 6 e 27 de agosto de 2025. A margem de erro do estudo é de 3,1 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
O estudo aponta as taxas de frete como um ponto de atenção para os consumidores. Enquanto 48% dos participantes afirmaram desistir de uma compra por frete elevado, 53% dos consumidores preferem frete grátis, mesmo que precisem esperar.
A consulta com os consumidores também mostra que a entrega rápida nem sempre é uma prioridade para quem se planejou para comprar produtos na Black Friday. Além de preferir esperar mais para obter o benefício de entrega grátis, apenas 33% dos respondentes optam pela entrega imediata devido à urgência. No entanto, os consumidores ainda apontam fatores como pronta entrega (citado por 45% dos entrevistados) e ausência de frete (37%) como vantagens das lojas físicas em comparação aos canais digitais.
Evento anual virou parte do planejamento
O levantamento mostra que a Black Friday deixou de ser um evento pontual para se tornar um momento onde o consumo é planejado. Metade dos entrevistados inicia suas pesquisas com mais de um mês de antecedência, enquanto quase 70% planejam financeiramente suas compras.
De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados pretendem comprar itens de necessidade, enquanto 49%, produtos de desejo. Já 27% planejam substituir produtos antigos e 25% querem antecipar as compras de Natal. 60% pretendem gastar acima de R$ 500 na Black Friday deste ano.
Os itens mais procurados na Black Friday 2025 são:
53% eletrônicos
49% roupas
44% eletrodomésticos
26% viagens
25% decoração
25% sapatos
16% limpeza
Uma novidade recente no comportamento do consumidor é o uso de Inteligências Artificiais no processo de decisão de compra. Embora apenas 14% usem IA com frequência, 37% nunca usaram, mas demonstram curiosidade em experimentar.
Nesse sentido, o estudo aponta que há oportunidade para engajar esse público, oferecendo soluções que simplifiquem comparações, avaliações de marcas e recomendações personalizadas.
Canais de compra
O celular é o principal dispositivo para compras online, citado por 75% dos entrevistados, refletindo uma jornada de compra cada vez mais mobile. Sites (58%) e aplicativos de lojas (52%) lideram como canais preferidos.
No entanto, marketplaces (31%) e lojas físicas (29) também têm relevância, mostrando que o consumidor transita entre múltiplos pontos de contato. Segundo a pesquisa, a experiência física ainda tem forte apelo na Black Friday, pois 58% dos consumidores valorizam ver, tocar e experimentar produtos antes da compra.
O Pix será a forma de pagamento usada por 38% dos entrevistados – 15 pontos percentuais a mais do que na pesquisa do ano passado – e o cartão de crédito ainda lidera com 60% neste ano – 15 pontos percentuais a menos que os 75% do ano passado.
Expectativas pós-Black Friday
Apesar de ter um foco na Black Fridays, 21% dos entrevistados esperam promoções na Cyber Monday e 48% na semana seguinte, revelando que o período de descontos se estende além de um único dia.
Muitas pessoas têm a expectativa de encontrar os produtos depois desta data, indicando oportunidades para estratégias de comunicação e reposição de estoque que capturem essas intenções, de acordo com o estudo.