A Bem Brasil, fabricante de batatas pré-fritas congeladas no Brasil, concluiu a implantação de dois armazéns autoportantes em sua planta de Perdizes (MG), como parte de uma estratégia de ampliação da capacidade logística. As estruturas foram desenvolvidas pela Mecalux e operam com o sistema Pallet Shuttle automático com transelevador, integrado ao software de gestão Easy WMS, responsável pelo controle em tempo real das operações.
Com a nova infraestrutura, a empresa alcança capacidade para movimentar até 500 mil toneladas de alimentos congelados por ano. Os armazéns comportam 66 mil paletes, operam a -25 °C e são conectados à área de produção por esteiras transportadoras que mantêm o fluxo contínuo de matérias-primas e produtos acabados. O modelo automatizado dispensa iluminação constante, contribuindo para maior eficiência energética.
A Bem Brasil atende 55% da demanda nacional por batatas congeladas e derivados, incluindo itens como batatas em formato de rosto (conhecidas como “carinhas”) e anéis de cebola. Também exporta para países da América do Sul, Taiwan, Singapura, Estados Unidos e México. Neste último, mantém parceria com a rede Walmart.
De acordo com Célio Zero, diretor de Operações da empresa, as soluções logísticas da Mecalux oferecem “controle total dos produtos armazenados”, o que permite uma operação mais ágil e padronizada em toda a cadeia.
A automação contribuiu para o crescimento operacional da companhia, com aumento de 10% na produção e 30% na receita no último ano. O sistema Pallet Shuttle automático é responsável pela entrada e retirada autônoma dos produtos nos canais de armazenamento, enquanto o Easy WMS aplica a estratégia FEFO (First Expired, First Out), priorizando a expedição de itens com vencimento mais próximo e otimizando a rotação de estoque, com impacto direto na redução de perdas e desperdícios.