A Reiter Log, empresa do setor de transporte e logística com atuação nacional, iniciou as operações de uma nova filial em Barueri (SP). A unidade substitui o centro administrativo e de distribuição da empresa anteriormente localizado em Osasco (SP). A mudança amplia a infraestrutura física da operação, agora com espaço quatro vezes maior, e posiciona a empresa em local mais próximo aos corredores logísticos da Região Metropolitana de São Paulo.
A nova instalação representa também a ampliação da rede de abastecimento com biometano, combustível renovável utilizado em parte da frota da Reiter Log. Com a inauguração da unidade de Barueri, a empresa passa a contar com quatro pontos próprios de abastecimento, sendo dois localizados no estado de São Paulo (Barueri e Itapecerica da Serra) e os demais em Quatro Barras (PR) e Nova Santa Rita (RS).
A Reiter Log foi a primeira transportadora do país a operar com unidade própria de abastecimento de biometano, implantada em fevereiro de 2024. Desde então, os pontos em operação já forneceram mais de 2 milhões de metros cúbicos de biometano à frota da companhia.
A operação na nova filial tem como objetivo aumentar a eficiência nos processos logísticos, qualificar o atendimento aos clientes e criar condições para expansão da frota com uso de fontes renováveis. Atualmente, 35% da frota da Reiter Log utiliza combustíveis alternativos, como eletricidade e biometano. A meta da empresa é atingir 100% da frota movida a fontes renováveis até 2035.
A Reiter Log possui hoje a maior frota sustentável do Brasil e é responsável pela gestão da maior frota de veículos pesados movidos a gás do mundo, conforme divulgado pela empresa.
A Reiter Log anunciou ainda a construção de uma usina própria de biometano no município de Capão do Leão (RS), com investimento estimado em R$ 120 milhões. O projeto será viabilizado por meio de uma joint venture entre a Estancia Del Sur, empresa agropecuária do grupo, e a Geo Biogás & Carbon, com a criação da companhia Geo Del Sur.
A nova planta utilizará resíduos orgânicos gerados na atividade agropecuária como matéria-prima para produção de biometano. O combustível será direcionado aos caminhões da frota própria da Reiter Log movidos a gás. O processo também resultará na produção de biofertilizantes, viabilizando um modelo de economia circular.
Segundo a empresa, os investimentos em infraestrutura logística e energética visam alinhar a operação aos objetivos de descarbonização do setor de transporte no Brasil e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. A nova estrutura em Barueri e os projetos em andamento fazem parte da estratégia de longo prazo da Reiter Log voltada à eficiência operacional e à sustentabilidade da cadeia logística.