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Total Express expande rede de pontos de coleta com foco na cobertura nacional

Solução Total Points permite que lojistas direcionem os pedidos a pontos autorizados, onde os consumidores podem retirá-los em até sete dias úteis
Por Redação em 12 de agosto de 2025 às 8h00

A Total Express está fortalecendo sua capilaridade no Brasil com a solução Total Points, sistema de pontos de coleta PUDO (Pick-Up/Drop-Off) que conecta os e-commerces a locais físicos distribuídos pelo país. Atualmente, a rede conta com 1.235 pontos ativos em 338 cidades de 15 estados, com uma média de 100 novos pontos por mês.

O plano da Total Express é consolidar essa expansão. Na prática, essas metas já trazem resultados concretos: dados internos apontam crescimento de 189% no número de pontos e 109% no volume de encomendas enviadas entre maio de 2024 e maio de 2025.

Desenvolvido para oferecer mais flexibilidade e alcance, especialmente em regiões remotas, o sistema Total Points permite que empreendedores de pequeno e médio porte (PMEs) ampliem sua presença geográfica. O lojista distribui o pedido a um dos pontos autorizados da rede, onde é registrado pelo app ICS Points. A empresa então consolida as encomendas e as leva até o ponto escolhido pelo consumidor. Ao final, o cliente recebe uma notificação via SMS ou e-mail informando que pode retirar sua compra no prazo de até sete dias úteis. Os pontos também podem ser utilizados para devoluções e trocas.

Para Greisieli Uesuguigerente de Novos Negócios da Total Express, é um modelo de negócio sustentável que, ao consolidar as entregas em um único ponto, ajuda a reduzir a emissão de CO₂. “Além de reduzir emissões, a rede aumenta a visibilidade e traz renda extra aos parceiros locais, além de aumentar o fluxo de pessoas nesse ambiente”, explica.

De acordo com a empresa, o sistema Total Points traz ganhos em toda a cadeia. Para embarcadores e e-commerces, o modelo PUDO diminui o custo do frete final, já que substitui visitas porta a porta por poucas coletas centralizadas, melhorando a eficiência logística. Para os pontos parceiros, além dos ganhos por etiqueta postada, há um fluxo extra de clientes na loja, ampliando sua visibilidade. Para os consumidores, há a possibilidade de escolher um ponto de entrega mais conveniente e retirar a encomenda quando lhes convém. Ao mesmo tempo, amplia-se o número de clientes que são atendidos: pontos localizados em locais estratégicos permitem que compradores de áreas rurais ou mais afastadas recebam encomendas sem esperar entregas muito longas.

As encomendas aceitas devem respeitar limites de peso de até 30 kg e dimensão de 1,20 × 0,80 × 0,60 m. De acordo com companhia, pacotes avariados, sem etiqueta legíel, sem embalagem adequada, abertos ou molhados são recusados. Todo ponto parceiro passa por homologação e treinamento, e a operação é feita com uso de identificação visual e rastreamento digital.

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