
O Grupo ID Logistics, operador multinacional de contratos logísticos, anunciou a inauguração de um novo Campus de Inovação no Brasil, em Mairinque (SP). A filial brasileira expande a estrutura da ID no Brasil com instalações mais modernas que o campus anterior em Jundiaí, focando na pesquisa, desenvolvimento e aplicação prática de soluções logísticas.
O novo campus físico no interior de São Paulo tem uma área de 332,35 m² e funciona como uma incubadora de projetos, servindo como laboratório para desafios locais e replicando soluções globais bem-sucedidas. Com mais de 100 projetos em andamento no Brasil, a ID Logistics organizou o campus em quatro grandes setores de inovação: Automação e Eficiência Operacional, Robótica & Mobilidade, Inteligência Artificial & Digitalização, e Inovação em Materiais & Equipamentos.
Soluções tecnológicas testadas no campus
Entre as soluções implementadas, destacam-se dispositivos visuais, como o Andon para otimizar o fluxo de check-out, o Scandit para conferência digital com realidade aumentada, check-lists eletrônicos centralizados, drones para inventário, exoesqueletos ergonômicos em fase de testes, e dispositivos como o Smart Call e body cams para comunicação e monitoramento em tempo real, entre diversas outras. Essas soluções, integradas aos sistemas de gestão, proporcionam ganhos em produtividade, segurança, sustentabilidade e eficiência operacional em toda a operação.
A empresa afirma ter a inovação e a tecnologia como princípios, conforme destaca Gilberto Lima, CEO da ID Logistics Brasil: "Em todas as nossas operações locais nomeamos embaixadores da inovação, com a missão de serem os facilitadores para o encaminhamento dessas ideias e acompanhamento até a sua implantação. Todos os projetos de inovação são orientados para atender as necessidades e expectativas dos clientes nos quesitos produtividade, gestão visual, custos, organização, segurança do trabalho e sustentabilidade".
O campus de inovação já realizou seu primeiro workshop com a Cargill, reunindo seus executivos para debater novas soluções e aplicações. A iniciativa será replicada com outros clientes, em workshops que fomentam a inovação e contribuem diretamente para o desenvolvimento de seus roadmaps, agregando valor e demonstrando aplicabilidade real.
Alejandro Bagnati, Diretor de Gestão de Projetos da ID Logistics Brasil, explica que o campus é um centro de pesquisa e desenvolvimento, replicando cerca de 60% das soluções em outras operações da empresa. "O novo campus de inovação representa um marco para o nosso futuro. Ele é mais do que um espaço físico: é um ambiente que conecta tecnologia, talentos e ideias, acelerando soluções criativas para os desafios de nossos clientes. Aqui, inovação e colaboração caminham juntas para transformar ideias em conquistas reais", completa.
Além do campus em Mairinque e do já existente em Chartres, na França, a ID Logistics abriga outro campus em Tilburg, nos Países Baixos. Localizados no coração de armazéns operacionais, esses espaços permitem testar e apresentar as mais recentes soluções tecnológicas, enquanto colaboram com clientes e equipes na construção de um roadmap de inovação. Esses campi físicos se tornaram ferramentas essenciais na dinâmica da empresa, promovendo a co-criação de soluções logísticas.
Campus Virtual Global
Em junho de 2025, o Grupo ID Logistics lançou o Campus Virtual Global, uma plataforma online acessível por computador ou smartphone em todos os países onde a empresa opera. A ferramenta, no formato de "serious game", oferece uma visita guiada a um centro de distribuição virtual, destacando a excelência operacional, automação, dados e sustentabilidade. Como parte de uma estratégia híbrida, o campus virtual complementa os campi físicos, preparando e ampliando as interações com clientes e equipes, eliminando barreiras de deslocamento.
A plataforma também desempenha um papel importante na integração de novos colaboradores, com módulos em realidade virtual que detalham a história, estrutura, áreas de atuação e compromissos de responsabilidade social da ID Logistics. Testada por uma centena de usuários, a iniciativa alcançou um score superior a 85%.