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Pesquisa da Oracle mostra os impactos das interrupções na cadeia de suprimentos no Brasil

De acordo com o estudo, 90% dos consumidores confiariam mais nas marcas se soubessem que elas utilizam inteligência artificial
Por Redação em 1 de dezembro de 2021 às 14h51

A Oracle realizou uma pesquisa com mais de mil consumidores brasileiros e descobriu que as preocupações com atrasos na entrega, escassez de produtos e interrupções na cadeia de suprimentos estão piorando em todo o país devido aos impactos da Covid-19 e que as pessoas estão procurando marcas que estejam aptas a resolver suas preocupações.

Segundo o estudo, no ano passado as interrupções na cadeia de suprimentos tornaram-se as principais preocupações de quase todos os brasileiros e tiveram um impacto generalizado na vida cotidiana. 48% dos consumidores admitem que nunca pensaram sobre a cadeia de suprimentos e como os produtos eram entregues antes da pandemia, mas 83% agora consideram isso ao fazer uma compra. 84% destacam especificamente interrupções ou atrasos na cadeia de abastecimento como a causa de um ou mais problemas comuns. Quase metade, 48%, não conseguiu comprar certos itens devido à escassez.

Ainda de acordo com a pesquisa, 67% dos consumidores temem que os problemas da cadeia de suprimentos nunca acabem. 61% estão preocupados com as interrupções que irão “causar estragos” ou “arruinar seus planos de vida”. No geral, 85% esperam pelo menos um grande impacto negativo no futuro, 50% especialmente atrasos na entrega. Interrupções e atrasos na cadeia de suprimentos estão fazendo com que 92% das pessoas mudem seus hábitos de pelo menos de uma maneira.

Uma maioria de 56% relata que pré-encomendam itens sempre que possível. 65% estão mais preocupados com a entrega e disponibilidade de seus itens do que com o preço. 83% dos consumidores estariam dispostos a pagar uma categoria premium para garantir a entrega tranquila e oportuna de pelo menos alguns itens. Isso aumenta para 92% entre os consumidores com menos de 25 anos de idade.

70% dos consumidores afirmam que os problemas da cadeia de suprimentos diminuíram pelo menos um pouco sua confiança nas marcas. 55% dos consumidores culpam principalmente a pandemia, enquanto 17% culpam as marcas, fornecedores de marcas ou varejistas. O consumidor médio diz que apenas dois ou três atrasos ou falta de itens fariam com que ele parasse de comprar de uma determinada marca. 17% deixariam a marca após apenas um caso de atraso ou de problemas de estoque e 66% considerariam encerrar sua lealdade a uma marca se esse atraso for um presente para uma ocasião significativa.

65% dos consumidores dizem que uma espera de quatro a cinco dias é suficiente para cancelar um pedido atrasado. 39% cancelariam um pedido atrasado apenas dois ou três dias. 56% dos consumidores afirmam que uma espera de dois a três dias é suficiente para procurar outro lugar para fazer compras.

94% dos consumidores concordam que as questões das cadeias de suprimentos são complexas e 61% dizem que seu entendimento é mínimo. Mas 97% dos consumidores desejam que as marcas tomem medidas em relação a atrasos ou faltas, especialmente aumentando a transparência.

90% dos consumidores confiariam mais em uma marca, pelo menos para determinados itens, se soubessem que ela usa inteligência artificial (IA) para gerenciar sua cadeia de suprimentos. 91% dos consumidores estariam mais dispostos a comprar de uma marca que eles sabem que usa IA para gerenciar sua cadeia de suprimentos.

“É impossível negar que há uma mudança clara no comportamento do consumidor com o passar dos anos e, principalmente, com a influência da pandemia. As marcas precisam se adaptar para continuar atendendo esse novo consumidor, que está mais imediatista e exigente. Portanto, aderir às novas tecnologias para auxiliar nesse processo torna-se essencial para continuar no mercado”, diz Rodrigo Solon, vice-presidente de Aplicativos para Oracle Brasil.

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