
O Fórum ILOS 2025, evento anual organizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), começou em ontem (29/10) com 39 palestras, cases e painéis sobre o setor logístico. O fórum acontece até hoje (30/10) no Sheraton WTC, em São Paulo (SP), e reúne cerca de 120 palestrantes do Brasil e do exterior em sua 31ª edição.
O primeiro dia de evento foi marcado por cases de inovação, tecnologia, operação logística e descarbonização. O uso de inteligência artificial nas operações logísticas e na tomada de decisões foi o grande destaque desta edição, com 11 demonstrações apenas no primeiro dia:
A descarbonização também foi um tema de alta relevância no evento e contou com um palco exclusivo, a Arena Multimodal e Descarbonização, que recebeu a apresentação do inventário de emissões da ABOL e jornada de descarbonização dos operadores logísticos, por Marcella Cunha, diretora presidente da ABOL e Marcos Azevedo, head de sustentabilidade da Bravo Servições Logísticos. A arena também contou com cases da Natura, Tegma, LOTS Group & Argah Metal Packaging e Ultragaz & PepsiCo, além de uma mesa redonda sobre transição energética no transporte rodoviário de cargas com Guilherme de Paiva Andrade, diretor de operações da Vibra Energia, Thiago Sugahara, gerente de ESG da GWM, Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania, e Felipe Valle, diretor de distribuição física da L'Oréal, com moderação de Paula Arantes, sócia diretora do ILOS.
Os sócios diretores do ILOS também fizeram apresentações exclusivas sobre a jornada de digitalização do supply chain no Brasil, gestão de estoque em tempos de risco e custos logísticos no Brasil.
Ao longo dos dois dias de fórum, serão apresentadas mais de 50 horas de conteúdo, com especialistas de renome internacional distribuídos em cinco palcos, com transmissões simultâneas ao vivo e gravações disponíveis por até 90 dias para os participantes. Em paralelo ao fórum, ocorre a ExpoLogística, que reúne fornecedores e empresas do setor, e espaços para networking.
A Tecnologística é uma das apoiadoras do evento.