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Suzano adota novos hexatrens Volvo FMX 6×6 para otimizar logística florestal

Veículos de 250 toneladas aumentam a capacidade de transporte de toras de eucalipto em 25%
Por Redação em 24 de outubro de 2024 às 7h13
Suzano adota novos hexatrens Volvo FMX 6×6 para otimizar logística florestal
Foto: Divulgação/Volvo
Foto: Divulgação/Volvo

A Suzano, produtora mundial de celulose de eucalipto, passou a operar com os novos caminhões Volvo FMX 6x6 em conjunto hexatrem, aumentando a eficiência de sua logística florestal. Os veículos, que transportam toras de eucalipto em estradas internas nas fazendas, possuem uma capacidade de carga de 250 toneladas, 25% superior à versão anterior.

Esses caminhões, com 60 metros de comprimento, foram adquiridos para abastecer a nova unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS), parte do Projeto Cerrado, que envolveu um investimento de R$ 22,2 bilhões. Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo, destacou que as melhorias nos eixos e longarinas possibilitaram o aumento da capacidade de tração e carga vertical dos veículos. "Os aprimoramentos evitam paradas indesejadas e garantem maior produtividade sem comprometer o meio ambiente", afirmou.

Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano, explicou que a escolha pela Volvo se deu pelo reconhecimento da marca e sua capacidade de desenvolver um veículo que atendesse às necessidades específicas da empresa. "O desempenho tem sido consistente com o que foi proposto, trazendo o custo-benefício esperado", afirmou Zagonel.

Os hexatrens estão em operação na Suzano desde 2019, inicialmente em Três Lagoas (MS), e agora representam cerca de 50% da logística florestal da unidade de Ribas do Rio Pardo. Essa utilização reduz o tráfego nas rodovias e o consumo de combustível, resultando em menores emissões de CO₂ por metro cúbico de madeira transportada.

O Volvo FMX também tem se destacado em outras operações vocacionais, como na cana-de-açúcar e na mineração, por sua robustez e eficiência no consumo de combustível, de acordo com Gelson Philippsen, engenheiro de vendas da Volvo.

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