Ibovespa
140.621,66 pts
(-0,77%)
Dólar comercial
R$ 5,49
(2,20%)
Dólar turismo
R$ 5,66
(1,56%)
Euro
R$ 6,38
(2,57%)

Mercedes-Benz do Brasil utiliza caminhões elétricos eActros em logística interna na fábrica de São Bernardo do Campo

Operação com dois eActros 400 elimina 17 toneladas de CO₂e por ano e reforça estratégia de sustentabilidade da montadora
Por Redação em 10 de outubro de 2025 às 7h48
Mercedes-Benz do Brasil utiliza caminhões elétricos eActros em logística interna na fábrica de São Bernardo do Campo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil deu mais um passo em direção à mobilidade sustentável ao incorporar caminhões elétricos eActros 400 em sua operação logística interna na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A iniciativa faz parte da estratégia da marca de reduzir emissões e ampliar a eficiência em suas atividades produtivas.
Segundo a companhia, o uso dos veículos permitirá evitar a emissão de cerca de 17 toneladas de CO₂e por ano, contribuindo para a preservação ambiental e a redução de custos operacionais.

 

Operação milk run com eficiência e zero emissões

As duas rotas inicialmente escolhidas para os eActros 400 demandam um volume mensal de aproximadamente 600 viagens, o que representa uma média de 30 deslocamentos por dia útil, em dois turnos. Os caminhões e seus motoristas são monitorados em tempo real pelo sistema de telemetria FleetBoard, serviço exclusivo de gestão de frota da Mercedes-Benz.

“Com esses dois veículos em operação, deixaremos de emitir anualmente cerca de 17 toneladas de CO₂e na atmosfera, contribuindo para a preservação ambiental e gerando ganhos para a sociedade”, afirma Erica Daumichen, da área de Logística da Mercedes-Benz do Brasil. “Outro ponto importante é a redução de custos, tanto no consumo de energia para recarga das baterias em relação ao diesel, quanto na manutenção dos veículos”, completa.

A substituição dos caminhões a diesel por elétricos na operação milk run traz benefícios adicionais. As duas rotas, que totalizam 1.572 km por mês, proporcionam redução significativa no consumo de diesel e ganhos de eficiência.
O motorista Wellington da Silva Correira, que conduz um dos veículos, destaca as vantagens no dia a dia:
“Desde o primeiro dia, percebi uma grande diferença. O veículo é silencioso, tem respostas rápidas e oferece muito mais conforto. É um orgulho fazer parte dessa mudança e contribuir para um futuro mais sustentável”, afirma.

 

Testes de caminhões elétricos em clientes no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil vive uma nova fase em eletromobilidade. A empresa está conduzindo testes com os modelos eActros 300 e 400, de primeira geração, e com o caminhão leve conhecido na Ásia e Europa como FUSO eCanter, ambos 100% elétricos e com zero emissões locais.

Os testes estão sendo realizados em parceria com empresas como Braspress Transportes Urgentes, Suzano, AGL Guinchos, Marimex e Ypê, em suas operações logísticas diárias.

“Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez, executivo da companhia. “Como parte do Grupo Daimler Truck AG, nossa ambição é contribuir para o transporte sustentável no mundo. Hoje, o Grupo já conta com 11 modelos elétricos em seu portfólio global, e o Brasil passa a integrar esse protagonismo”, conta.

 

Experiência prévia com ônibus elétricos

A Mercedes-Benz já possui experiência com eletrificação no transporte coletivo brasileiro, por meio dos modelos eO500U (ônibus urbano elétrico) e eO500UA (articulado elétrico, a ser lançado em breve).

A montadora agora aproveita essa expertise para expandir a tecnologia ao setor de caminhões elétricos, em colaboração com o time global de e-mobility da Daimler Truck e as equipes de engenharia no Brasil.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar