A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) firmou, na quarta-feira (11), um termo de cooperação com outras cinco federações industriais — de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Bahia — para a criação do Fórum InfraLeste, uma aliança interestadual que visa promover soluções integradas de infraestrutura e logística na região.
A principal proposta do fórum é conectar os sistemas rodoviário e ferroviário dos estados envolvidos aos portos da faixa litorânea entre a Bahia e São Paulo, com destaque para os portos capixabas. A iniciativa busca reduzir custos, tempo de transporte e ampliar a competitividade da indústria nacional, segundo o presidente da Findes, Paulo Baraona.
Um dos pilares do pacto é a construção da Estrada de Ferro 118, também chamada de Anel Ferroviário do Sudeste. A nova ferrovia será um importante eixo logístico para o escoamento da produção do agronegócio do Centro-Oeste e da mineração em Minas Gerais com destino aos portos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. A expectativa é de que o edital para a obra seja lançado entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
Durante o evento de lançamento do fórum, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), destacou que a melhoria do modal ferroviário passa pela renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Inicialmente, o governo estadual defendia a construção de uma variante na Serra do Tigre (MG), mas, diante da inviabilidade técnica no momento, adotou como alternativa o Contorno de Belo Horizonte, ligando Pirapora a Sete Lagoas, com reflexos positivos para o Triângulo Mineiro.
O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) reforçou que o avanço na renovação da FCA é estratégico para aumentar o volume de cargas ferroviárias com destino aos portos capixabas, especialmente em um cenário de forte investimento portuário no Estado. A meta, segundo ele, é posicionar o Espírito Santo como porta de saída do Centro-Oeste brasileiro para o mercado internacional.
Além do modal ferroviário, a infraestrutura rodoviária também entrou na pauta. Casagrande anunciou que, até o fim de 2025, estará pronto o projeto de requalificação da BR-262, com o edital previsto para ser lançado ainda este ano. Também foi confirmado o leilão da BR-101 para 26 de junho, parte de uma estratégia mais ampla para eliminar gargalos logísticos e reposicionar o Estado em termos de competitividade.
O Fórum InfraLeste surge como uma plataforma de articulação regional, com o propósito de construir uma logística mais eficiente, integrada e voltada à expansão da economia nacional, a partir de investimentos estratégicos e cooperação entre os estados participantes.