Instalado inicialmente no km 640 da BR-365, em Uberlândia (MG), o HS-WIM permite a pesagem de caminhões e ônibus em tempo real, sem necessidade de redução de velocidade. O sistema utiliza sensores embutidos no pavimento e câmeras posicionadas em pórticos, registrando dados em cerca de 14 segundos por veículo. Desde o início da operação, foram pesadas aproximadamente 12 milhões de toneladas, sendo que 10% dos veículos fiscalizados apresentaram excesso de carga, alguns deles acima de 30 toneladas do limite legal.
A comparação com o modelo convencional de Posto de Pesagem Veicular (PPV) mostrou aumento de 180% na eficiência: em média, 1.139 veículos foram pesados no modelo tradicional contra 3.328 pelo HS-WIM no mesmo período. Apesar de contar com apenas seis pórticos em funcionamento, frente a 38 PPVs em rodovias concedidas, o sistema respondeu por cerca de um terço dos autos de infração emitidos no país entre dezembro de 2024 e julho de 2025.
No modelo tradicional, veículos reduzem a velocidade para cerca de 7 km/h. Com o HS-WIM, a pesagem ocorre em velocidade média de 70 km/h, próxima ao limite da via (90 km/h), sem filas ou interrupções. Além da fluidez, o sistema gerou redução de 21,1% nas emissões de CO₂ por veículo, em comparação ao modelo convencional, devido ao menor consumo de combustível em frenagens.
O projeto recebeu reconhecimento no Brasil e no exterior. Foi finalista do GRI Infra Awards na categoria Integração e representou o país no P3 Awards, em Nova Iorque, como finalista da categoria Best Operational Projects.
Além da Ecovias do Cerrado, o HS-WIM já foi instalado no km 264 da SP-310, em Araraquara (SP), aferido pelo IPEM para operação, e é utilizado como pré-seleção em pontos das BR-116 (Magé-RJ), BR-530 (Caratinga-MG) e BR-101 (Viana-ES), sob concessão da Ecovias Rio Minas.