
A Petrobras venceu o leilão para o arrendamento do terminal RDJ07, localizado no Porto do Rio de Janeiro, em certame realizado na quarta-feira (22/10) na sede da B3, em São Paulo.
O lance vencedor foi de R$ 104 milhões de outorga e o contrato de concessão, com vigência de 25 anos, prevê investimentos de R$ 99,4 milhões em modernização e expansão da infraestrutura.
O terminal, com 56,8 mil m², será dedicado à movimentação de cargas de apoio logístico offshore, atendendo às operações de exploração e produção de petróleo e gás natural.
Modernização e novos equipamentos
O projeto inclui a demolição de estruturas antigas e a construção de um novo galpão com área mínima de 3.500 m², além de instalações administrativas e operacionais, portarias, cercamento e melhorias viárias internas.
Entre os investimentos previstos estão ainda a aquisição de seis guindastes, dez empilhadeiras e vinte carretas, além da instalação de um novo sistema de combate a incêndio e de uma subestação elétrica.
“A vitória da Petrobras neste leilão demonstra a confiança da maior empresa brasileira no Porto do Rio de Janeiro. Estamos consolidando o porto como um hub logístico estratégico para operações offshore e fortalecendo a cadeia de petróleo e gás”, destacou Flavio Vieira, diretor-presidente da PortosRio.
Conexão estratégica e papel do Porto do Rio
Para a Petrobras, o ativo tem papel relevante na logística de exploração e produção.
“O Porto do Rio é essencial para as nossas operações offshore e para o desenvolvimento do pré-sal. Sua localização privilegiada e a proximidade com importantes corredores rodoviários reforçam sua importância para a indústria”, afirmou Fernando Vidal, diretor de Logística de Exploração e Produção da Petrobras.
A licitação foi conduzida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), dentro do Programa de Arrendamentos Portuários do Governo Federal, sob o critério de maior valor de outorga.