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Novo conceito de design, diferentes motores e combustíveis, da MAN

Montadora lança pacote de melhorias, adota combustíveis alternativos e equipa seus veículos com diferentes motorizações
Por Redação em 19 de setembro de 2011 às 14h54 (atualizado em 22/09/2011 às 12h44)

Novo conceito de design, diferentes motores e combustíveis, da MAN
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A MAN Latin America apresentou ao mercado, na última sexta-feira, dia 16 de setembro, no Rio de Janeiro, as novidades da sua linha de caminhões 2012 Volkswagen e MAN com tecnologia Euro 5, lançamentos que serão mostrados no Salão Internacional do Transporte – Fenatran 2011.

O destaque da montadora fica por conta do Advantech, um novo conceito adotado nos caminhões da marca Volkswagen. As inovações vão desde mudanças no design das cabines até novos elementos eletrônicos que otimizam a operação dos veículos. As mudanças estarão disponíveis para as linhas Delivery, Worker e Constellation. As três linhas receberam paineis mais modernos, com computador de bordo, indicador de marchas, limitador de rotação do motor, inibidor de partida do veículo em marchas diferentes de “primeira” e “ré” e indicador de restrição do filtro de combustível. As cabines ganharam novas cores e um visual mais moderno e aerodinâmico. Além disso, as novas cores internas e tecidos mais resistentes garantem maior conforto ao motorista, tornando o ambiente visualmente mais agradável.

O item segurança também vem com inovações. Os modelos dotados com sistema de freio pneumático serão equipados com filtro coalescente (novo sistema mais eficiente do que os filtros tradicionais na remoção de água do ar) de série, o que se traduz em menores custos de manutenção, devido ao aumento da vida útil dos componentes de freio.

Os veículos equipados com o Advantech são o VW Delivery 5.150, 8.160 e 9.160, VW Constellation 13.190, 15.190 e 17.190, VW Worker 13.190, 15.190 e 17.190, VW Constellation 17.280 e 24.280 6x2, VW Worker 17.260 e 24.260 6x2, VW Constellation 26.280 6x4 e 31.280 6x4 e VW Worker 26.260 6x4 e 31.260 6x4, VW Constellation 17.330 e 24.330 6x2, VW Constellation 31.330 6x4 e 31.390 6x4, Cavalos mecânicos VW Constellation 19.330, 19.390, 25.390 6x2 e o 26.390 6x4.

Motorização

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Para cumprir as exigências do Proconve P-7, a montadora investiu no desenvolvimento de sistemas de tratamento dos gases de escape, que permitem reduzir as emissões de poluentes para os veículos com motores de ciclo diesel. Para isso, a MAN disponibilizará dois tipos de tecnologia: o SCR - Selective Catalyst Reduction (Redução Catalítica Seletiva) e o EGR - Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão).

A montadora apresenta outra novidade. Pela primeira vez na América do Sul, os caminhões da marca Volkswagen receberão motorização MAN, já fabricada no Brasil graças à parceria com a MWM International. Os motores MAN D08 de quatro e seis cilindros são dotados de tecnologia EGR de pós-tratamento de emissões. Já os motores Cummins ISF de quatro cilindros e ISL de seis cilindros, que também equipam os veículos MAN, têm tecnologia SCR de pós-tratamento de emissões com uso de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo).

Combustíveis

Outras novidades que a companhia apresentará na Fenatran são o sistema dual fuel – diesel e etanol – aplicado no cavalo mecânico MAN TGS 33.440 6X4 que mistura diesel e etanol na proporção de 55% e biodiesel de segunda geração, o Ultra Clean Diesel.

Com dois tanques de combustível diferentes, o veículo dual fuel mantém o mesmo desempenho de um modelo tradicional, além de diminuir substancialmente as emissões de CO2 e material particulado. Já o Ultra Clean Diesel, combustível renovável que contribui para a redução das emissões de carbono do veículo, foi desenvolvido pela empresa norte-americana de biotecnologia LS9 e promete ser mais simples e de menor custo que as opções atualmente disponíveis no mercado.

Outro destaque fica por conta do caminhão híbrido, o VW Constellation 17.280 6x2 protótipo. O sistema utilizado no modelo armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida do veículo. O diferencial do híbrido da MAN Latin America em relação aos modelos que já existem está no dispositivo de armazenagem de energia utilizado. Os outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, enquanto a MAN optou pela opção de acumuladores hidráulicos, que possuem capacidade de resposta mais rápida, ou seja, disponibiliza toda a energia armazenada para partida do veículo instantaneamente.

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