A Volvo apresenta ao mercado brasileiro a atualização de sua linha de caminhões modelos FH, FM e FMX, disponíveis a partir do início de 2015. O FH chega com uma nova cabine, 1 m³ maior internamente, a fim de garantir muito mais conforto e segurança tanto durante a jornada de trabalho como durante as horas de descanso do motorista. Sua dirigibilidade é um ponto alto, assim como a visibilidade, o que garante mais segurança.
O modelo, ofertado nas versões 6x4, 8x2 e 8x4 e motorizações de 420, 460, 500 e 540 cavalos, tornou-se, ainda, um caminhão mais conectado, já que agora sai de fábrica preparado para receber, por exemplo, o I-See, um sistema que reconhece as estradas por onde o caminhão já passou.
O FM, além do novo design externo, chega com o interior totalmente renovado e nova arquitetura eletrônica. O modelo também pode sair da linha de produção com um motor de 380 cv de potência, além do propulsor com 370 cv. No mercado é oferecido nas configurações 4x2, 6x2 e 8x2 e pode ser encontrado com um novo eixo traseiro que eleva sua capacidade de carga para 65 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).
Já o FMX foi desenvolvido para o transporte pesado em condições severas e também recebeu modificações. Agora, o veículo é oferecido com um motor de 540 cv, além das potências de 370, 380, 420, 460 e 500 cv, e pode sair de fábrica também com as novas configurações de tração integral 4x4 ou 6x6. O FMX tem, ainda, uma nova opção de eixo para 150 toneladas de PBTC e uma caixa de câmbio eletrônica I-Shift configurada para operações off-road.
Detalhes
O FH tem novos defletores de ar, tanto no teto como na lateral, novas saias laterais e spoilers. Os novos para-brisas são arredondados nos cantos e os espelhos retrovisores têm novo design, diminuindo em 20% a obstrução da visão do motorista. Agora, o ar condicionado é um item de série no FH, trazendo ainda mais conforto para a operação. Outra mudança que representou mais comodidade e segurança para o motorista é a possibilidade de troca de local de botões no painel de instrumentos. Esta facilidade permite que o usuário coloque botões em posições mais próximas.
O modelo ganhou novos e ergonômicos bancos, além de uma cama mais larga, passando de 760 milímetros para 800 milímetros de largura. Agora, o condutor pode retroceder o banco em 40 milímetros a mais para conseguir ainda mais espaço e dirigir o caminhão mais confortavelmente e com mais segurança. O novo FH sai de fábrica com um número maior de ajustes da coluna de direção. Com a alteração, é possível agora ajustar a direção em mais 15 graus, colocando-a numa simetria mais vertical ou pondo numa posição mais adequada ao condutor. Outra inovação foi a substituição dos tradicionais para-sóis por modernas persianas claras, que podem funcionar de forma manual ou, opcionalmente, com controle elétrico.
A Volvo também fez uma mudança no freio de estacionamento, cujo acionamento agora é feito eletricamente por meio de um botão posicionado no painel de instrumentos. Até a geração anterior, o freio era acionado com uma pequena alavanca. Na nova linha, o freio de estacionamento também é acionado automaticamente quando se desliga o caminhão.
O FM também tem novidades. O modelo conta com uma suspensão dianteira totalmente nova. A suspensão recebeu uma nova geometria das molas e também uma nova calibragem dos amortecedores, além da nova suspensão a ar com freios a tambor. O interior da cabine foi completamente mudado. O painel é ergonômico, com os comandos e botões ainda mais ao alcance das mãos do motorista. Outra inovação é a nova plataforma eletrônica do caminhão. A TEA2+ (Truck Electronic Architecture) permite instalar muito mais módulos e componentes, possibilitando uma série de vantagens tanto para o motorista e o transportador, como para o implementador.
Já o FMX com tração integral chega para atender demandas específicas do mercado. O modelo pode sair de fábrica a partir de agora com configurações de eixos 6x6 e 4x4, possibilitando a operação em terrenos irregulares em virtude de sua maior capacidade de tração.