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Terminais de celulose são leiloados no Porto de Santos

STS14 foi arrematado pela Eldorado por R$ 250 milhões, enquanto o STS14A recebeu oferta de R$ 255 milhões da Bracell
Por Redação em 31 de agosto de 2020 às 9h41

O governo federal divulga que, no primeiro leilão de ativos de infraestrutura incluído no programa Pró-Brasil, arrecadou R$ 505 milhões em outorgas com as concessões de dois terminais de celulose no Porto de Santos (SP). O grupo Eldorado Brasil Celulose arrematou o STS14 com um lance de R$ 250 milhões. Já o terminal STS14A foi arrematado pelo grupo Bracell SP Celulose por R$ R$ 255 milhões. As empresas vencedoras ofereceram maior valor de outorga e ganharam o direito de administrar as áreas por 25 anos.

A Eldorado, representada pela corretora Bradesco, chegou a oferecer maiores valores de outorga para as duas áreas. Mas, como as regras do edital são claras em não permitir que um mesmo grupo opere os dois terminais, a fim de garantir a concorrência do certame, a empresa optou pelo terminal STS14. Os leilões foram realizados por meio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e marcam a retomada do programa de concessões do governo após a pandemia.

Os leilões chegam para consolidar uma nova lógica de otimização do uso de áreas no porto. Dessa maneira, a movimentação das cargas se dará de forma mais setorizada e efetiva, conforme o novo Plano de Zoneamento e Desenvolvimento (PDZ). Com os próximos acessos ferroviários que serão construídos em Santos, que vão permitir integração com as linhas da Rumo Malha Paulista e da Ferrovia Norte-Sul, o transporte da celulose, assim como de outras cargas, será feito com base na multimodalidade, uma das grandes premissas do setor de transportes.

Terminais de celulose são leiloados no Porto de Santos

Os terminais

Juntos, o STS14 e o STS14A terão investimentos previstos da ordem de R$ 420 milhões, incluindo acessos rodoferroviários, e vão render R$ 110,9 milhões para a Santos Port Authority (SPA). Os dois terminais vão gerar mais de 7,6 mil empregos, entre diretos, indiretos e efeito-renda.

O terminal STS14, que tem área de 44.500 m², será atendido por dois berços localizados no cais público do Macuco, com extensão total de cerca de mil metros. A Eldorado Brasil Celulose deverá realizar investimentos, como a construção de um novo armazém e a aquisição de pontes rolantes, para propiciar o descarregamento ferroviário de uma composição de 67 vagões com 88 toneladas cada em, no máximo, 8,5 horas, por exemplo.

Já a Bracell, vencedora do STS14A, com área de 45.100 m², além de construir um novo armazém e realizar investimentos que permitam o mesmo descarregamento ferroviário do outro terminal, também deverá custear equipamentos que possibilitem remessa de embarque, do armazém para o cais de, no mínimo, 25 mil t por dia.

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