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Andali e Rumo inauguram terminal de fertilizantes em Rio Verde

Infraestrutura recebeu investimento de R$ 160 milhões e movimentará mais de 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes por ano
Por Redação em 19 de agosto de 2022 às 14h00
Andali e Rumo inauguram terminal de fertilizantes em Rio Verde

A Andali, joint venture formada pelas empresas CHS Agronegócios, BRFértil Fertilizantes e holdings fundadoras, e a operadora de ferrovias Rumo, inauguraram, no dia 9 de agosto, um terminal ferroviário de transbordo e uma misturadora de fertilizantes em Rio Verde (GO).

Com a nova infraestrutura, será possível realizar a movimentação de fertilizantes a partir do Porto de Santos (SP) até Goiás, por meio da Malha Central (Ferrovia Norte-Sul) administrada pela concessionária. Com investimentos de R$ 160 milhões por parte da Andali, o empreendimento amplia a capacidade operacional da empresa na Região Centro-Oeste, reduzindo custos na cadeia de fertilizantes e gerando avanços na logística do agronegócio brasileiro.

O terminal, responsável pela geração de mil empregos diretos e indiretos, será o principal ponto de movimentação de fertilizantes da Malha Central. A estimativa é que sejam movimentadas mais de 1,5 milhão de toneladas via ferrovia e misturadas mais de 750 mil toneladas do produto por ano para os players da região, entre eles a CHS, que já é parceira da Rumo na movimentação de grãos, e a BRFértil Fertilizantes. A capacidade total de recebimento é de até 3,5 milhões de toneladas por ano, o que garante uma operação eficiente diante de um potencial crescimento do mercado na região. 

“A Andali é uma parceira estratégica e valiosa para o crescimento e fornecimento de fertilizantes da CHS”, diz o diretor de Unidades de Negócios da CHS Brasil e atual presidente do Conselho de Administração da Andali, Anderson Cavaco. “O potencial da Andali em fornecer à CHS serviços de logística e mistura com eficiência, qualidade e competitividade dará maior sustentabilidade aos serviços oferecidos pela CHS aos nossos clientes-produtores, que poderão utilizar na sua estratégia de demanda e gestão de riscos, gerando também maior oportunidade na cadeia de valor em utilizar seus grãos para aquisição de fertilizante de maneira antecipada”. 

“O investimento em um projeto dessa magnitude demonstra o potencial do agronegócio brasileiro. A logística integrada é certamente um desafio e fator determinante no impulsionamento de novos negócios. Investimentos como esse nos dão a certeza de que seremos muito mais competitivos da porteira para fora das fazendas, gerando ganhos ao produtor rural”, diz Aluisio Teixeira, CEO da BRFértil Fertilizantes e conselheiro da Andali. 

“Estamos muito satisfeitos pela parceria com a Rumo e com a construção desse projeto inovador, em que uma operação bandeira branca possui um transbordo ferroviário e uma misturadora de fertilizantes dentro do mesmo site”, afirma Rafael Vaccari Gonçalves, diretor-presidente da Andali. “Esse projeto permitirá que os nossos clientes entreguem fertilizantes com custo mais competitivo para o estado de Goiás e porção importante do estado de Mato Grosso”. 

O acordo entre as empresas prevê que a Andali será responsável pela operacionalização e gestão de toda a infraestrutura do terminal de fertilizantes e a Rumo responderá pelo transporte dos produtos a partir do Porto de Santos com destino a Rio Verde. 

O montante investido pela Andali no projeto compreende os armazéns, equipamentos de mistura e descarga, prédios de descarga e limpeza de vagões, desvio ferroviário, prédios industriais complementares e prédios administrativos. A maior parte do recurso foi captado por meio de uma operação no mercado de capitais, com a emissão de uma série de debêntures e um CRI. “O terminal é um passo importante nessa parceria para desenvolvermos um eficiente ponto de movimentação de fertilizantes na região”, diz o vice-presidente Comercial da Rumo, Pedro Palma. 

Bandeira branca, o novo terminal tem vocação para descarga e transbordo ferroviário e contará também com os serviços de mistura, armazenagem, descarga rodoviária e carregamento a granel. Será operado em regime de pool, o que reduz custos e eleva a produtividade do transporte e do terminal.

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