A EcoRodovias venceu, em 26 de junho de 2025, o leilão de concessão da BR-101 nos trechos que atravessam os estados do Espírito Santo e da Bahia, assegurando a continuidade da gestão de 478 quilômetros da rodovia. O leilão foi realizado na sede da B3, em São Paulo, como parte do processo de repactuação do contrato da concessionária Ecovias do Araguaia, responsável pela operação do trecho desde 2013.
O novo contrato prevê investimentos de R$ 10 bilhões ao longo do período de concessão, contemplando tanto a execução de obras de infraestrutura quanto a operação da rodovia. Estão incluídos no plano intervenções como duplicações, construção de vias marginais, contornos urbanos, implantação de sistemas de monitoramento e instalação de pontos de parada e descanso para caminhoneiros.
Nos três primeiros anos de vigência, a concessionária prevê aportes de R$ 1,82 bilhão. Nesse intervalo, serão concluídos 84 quilômetros de duplicações, 9,45 quilômetros de vias marginais, 19 novos retornos, 6 quilômetros de ciclovias, 4 passarelas, além do início das obras dos contornos de Ibiraçu e Fundão.
A assinatura do termo aditivo do contrato está prevista para os próximos meses. Após esse marco, o cronograma de investimentos deverá ser iniciado em até 30 dias.
De acordo com estimativas da empresa, o pico das obras pode gerar cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos anualmente. Já o Governo Federal projeta a criação de 149.233 postos de trabalho, considerando impactos diretos, indiretos e efeito-renda.
Obras previstas
O plano de intervenções contempla:
172,8 km de duplicações;
41,1 km de faixas adicionais entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
33,6 km de vias marginais;
Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
14 novos trevos em desnível;
39 retornos em nível;
40 passarelas para pedestres;
75 novos pontos de ônibus;
2 Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros;
34 passagens de fauna.
As faixas adicionais serão implantadas prioritariamente em segmentos ainda sem licenciamento ambiental para duplicação. Caso haja aumento de demanda e obtenção das licenças necessárias, a duplicação de outros trechos segue prevista no contrato.
Mudanças tarifárias
O contrato estabelece isenção de pedágio para motocicletas em todas as praças e um desconto de 5% na tarifa para os veículos que utilizarem pagamento eletrônico com tag. Além disso, será implementado o Desconto de Usuário Frequente (DUF), válido para veículos de passeio que passarem repetidamente pela mesma praça no mesmo sentido.
Os reajustes tarifários estarão vinculados à entrega de obras, conforme critérios de aferição auditados por empresa independente. Essa estrutura busca alinhar os aumentos à evolução física dos investimentos.
Novas tecnologias na operação
Do montante total de investimentos, R$ 3,31 bilhões serão destinados à operação da rodovia e à prestação de serviços aos usuários. Entre as inovações anunciadas está a implantação da primeira balança de pesagem em movimento (HS-WIM) do Espírito Santo. O sistema permitirá a verificação de sobrecarga de 100% dos veículos comerciais sem interrupções na fluidez do tráfego.
Também serão implantadas 167 câmeras de monitoramento para suporte às operações de emergência e controle da malha viária. A rodovia contará com dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs) voltados ao atendimento de motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e passageiros.