As obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), conduzidas por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a concessionária Via SP Serra, atingiram 51% de execução até junho de 2025. O empreendimento é dividido em dois trechos, construídos simultaneamente, e foi retomado em abril de 2024, com seis meses de antecedência em relação ao cronograma inicialmente previsto.
O primeiro trecho, que liga as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, já alcançou 76% de avanço físico e tem entrega prevista para o segundo semestre de 2025. O segundo trecho, entre a Rodovia Fernão Dias e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, conexão com o trecho oeste do Rodoanel, está 39% concluído e deve ser entregue no segundo semestre de 2026.
A obra é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e fiscalizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O investimento total é de R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão provenientes do Estado e R$ 2 bilhões da concessionária.
Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, a intervenção tem como objetivo ampliar a mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo, com impacto esperado na redução de congestionamentos, retirada de caminhões das marginais e melhoria do acesso ao Porto de Santos. A finalização do Rodoanel Norte também deve facilitar o escoamento de cargas e aumentar a eficiência logística entre o Porto e a Rodovia Fernão Dias.
O projeto prevê a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos, com aproximadamente 5 mil trabalhadores atualmente em atividade nos canteiros de obra. A concessionária responsável mantém ações de capacitação profissional, incluindo a contratação de jovens aprendizes em parceria com o Senai.
Com a conclusão do Rodoanel Norte, será encerrada a última etapa de conexão do anel viário ao redor da capital paulista, viabilizando maior integração entre os trechos oeste, sul, leste e norte da rodovia.