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Investimentos em rodovias geram R$ 366 bilhões para o PIB do transporte, aponta estudo da CNT

Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte mostra efeito de aportes públicos e privados na economia do setor
Por Redação em 1 de setembro de 2025 às 7h23
Investimentos em rodovias geram R$ 366 bilhões para o PIB do transporte, aponta estudo da CNT
Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

O setor de transporte contribuiu com R$ 366,26 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, o equivalente a 3,1% do PIB nacional e 5,3% do PIB de serviços, de acordo com a pesquisa “Série Especial de Economia - Investimentos em Transporte”, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O estudo destaca que os investimentos em rodovias têm impacto direto sobre o crescimento econômico do setor.

O levantamento indica que o segmento rodoviário responde por 65% do volume de mercadorias transportadas e pela mobilidade de mais de 90% da população, mas enfrenta desafios de infraestrutura. Apenas 12,4% da malha rodoviária nacional está pavimentada, e 67% da extensão avaliada apresenta condições classificadas como regulares, ruins ou péssimas, segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024. A entidade estima que seriam necessários R$ 99,77 bilhões para recuperar, restaurar e manter a malha atual.

A diretora-executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, afirmou que o transporte é central para o desenvolvimento do país. “Investir nesse setor não significa apenas aprimorar a malha logística, mas também impulsionar o crescimento econômico sustentável”, destacou.

O estudo detalha ainda os efeitos diferenciados dos investimentos públicos e privados em rodovias. Investimentos privados têm impacto mais rápido e intenso: um aumento de 1% nos aportes privados geraria crescimento imediato de 0,09% no PIB do setor, atingindo 0,17% em nove meses. Em comparação, o mesmo percentual em investimentos públicos resultaria em expansão inicial de 0,02%, alcançando 0,15% somente após 18 meses.

Vander Costa, presidente do Sistema Transporte, explicou que os investimentos públicos são essenciais para áreas menos atrativas economicamente, enquanto o setor privado contribui com eficiência operacional, capacidade de execução e foco em metas de desempenho, especialmente em rodovias concedidas. Para ele, a combinação desses dois tipos de investimento permite alavancar recursos, otimizar resultados e ampliar os benefícios para a infraestrutura rodoviária.

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