O Governo Federal confirmou para 11 de dezembro, na B3 em São Paulo, o leilão da concessão da BR-381/MG/SP, a Rodovia Fernão Dias. O edital foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no dia 2 de setembro, com validação prévia do Tribunal de Contas da União (TCU).
O projeto prevê aportes superiores a R$ 15 bilhões até 2040, período de vigência do novo contrato. A concessão poderá ser disputada por diferentes operadores privados, em substituição ou continuidade à atual empresa responsável.
Com extensão de 569 quilômetros, a rodovia liga Belo Horizonte a São Paulo, atravessando 33 municípios. O tráfego médio diário supera 61 mil veículos por praça de pedágio, sendo 37% de caminhões. A via é considerada estratégica para o escoamento de mercadorias entre os dois maiores centros econômicos do Sudeste, além de ter relevância para o transporte de passageiros.
O contrato estabelece um ciclo de obras a ser executado nos primeiros dez anos. Entre as intervenções previstas estão: 108 quilômetros de faixas adicionais, 14 quilômetros de vias marginais, 9 quilômetros de correções de traçado, 29 passarelas, 17 interseções otimizadas, 62 melhorias de acesso, seis passagens de fauna, duas áreas de escape e a construção de novos túneis.
A Fernão Dias é a terceira concessão repactuada no âmbito do Programa de Otimização de Contratos do Ministério dos Transportes. O modelo busca renegociar condições, ampliar investimentos e melhorar a eficiência operacional da malha federal concedida.
De acordo com o ministério, somente em 2025 devem ser realizados 16 leilões de rodovias e ferrovias, com expectativa de R$ 176 bilhões em investimentos privados. Até 2026, a previsão é alcançar 45 certames, somando mais de R$ 350 bilhões aplicados em infraestrutura de transporte.