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Governo Federal analisa infraestrutura gaúcha em novo debate sobre o PNL 2050

Encontro promovido em Porto Alegre, nesta terça-feira (16), passará por mais seis capitais brasileiras até o fim do ano
Por Redação em 18 de setembro de 2025 às 8h00
Governo Federal analisa infraestrutura gaúcha em novo debate sobre o PNL 2050
Foto: Anselmo Cunha / Valor
Foto: Anselmo Cunha / Valor

O Governo Federal deu um novo passo na agenda da construção do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050 em Porto Alegre (RS). Nesta terça-feira (16), a infraestrutura logística gaúcha esteve no centro do debate, que reuniu representantes do governo e especialistas na capital do Rio Grande do Sul.

"A Malha Sul é muito importante para o desenvolvimento da região e exige modernização e novos modelos de financiamento para se tornar competitiva. O grupo de trabalho já apontou a necessidade de recuperar trechos afetados pelas enchentes e estruturar projetos que tornem a ferrovia atrativa ao mercado e integrada aos demais modais”, destacou Maryane Figueiredo, diretora de Obras e Projetos da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (SNTF), ao apontar algumas oportunidades que estão sendo pensadas nessa fase de construção do PNL 2050.

Estratégica para a economia nacional, a região viveu em 2024 a maior catástrofe climática de sua história. Para restabelecer a mobilidade, quase R$3 bilhões foram destinados às obras emergenciais de rodovias, pontes e corredores humanitários para devolver acessos vitais à população.

“Enfrentar esses desafios exige pensar em infraestrutura de forma integrada. Precisamos promover a intermodalidade para investir em soluções que reduzam custos logísticos e aumentem a competitividade no cenário global. O Plano Nacional de Logística será a principal referência para orientar os rumos da nossa infraestrutura nos próximos 25 anos”, afirmou o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos.

 

Corredores logísticos

Em 2024, o Rio Grande do Sul representou 6% do PIB brasileiro, tendo nos setores agropecuário, industrial e de serviços seus principais motores de crescimento. Só no segundo trimestre de 2025, as exportações do agronegócio gaúcho somaram US$3,1 bilhões, o equivalente a 66,7% das vendas externas do estado.

De acordo com o Ministério, esse dinamismo depende de corredores logísticos como a BR-116, que conecta Porto Alegre a outras regiões do país, e a BR-290, que liga a capital ao litoral e ao Oeste do estado. O Corredor do Mercosul, formado pela BR-386, também desempenha papel estratégico para o comércio internacional.

Ricardo Portella, vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), defendeu a viabilidade de uma nova ferrovia ligando o Porto do Rio Grande à região Norte do estado, como alternativa para ampliar a eficiência logística e o escoamento da produção.

“A ideia é que a malha antiga fique destinada a pequenos trechos ou ao uso turístico, enquanto a nova estrutura se tornaria a principal via de transporte, trazendo mais eficiência logística. Esse é o pensamento que defendemos hoje, sempre respeitando os estudos em andamento e buscando soluções também para as áreas rodoviária e hidroviária”, disse.

 

Próximos passos do PNL

O PNL 2050, atualmente em fase de diagnóstico, está sendo construído em conjunto com outros órgãos do Executivo, mapeando gargalos da rede e incorporando contribuições de representantes da sociedade civil e do setor produtivo. A proposta também contempla uma análise regionalizada, voltada para reduzir desigualdades e fortalecer a competitividade das áreas com maior peso exportador.

Os ciclos de discussão sobre o plano, que será concluído em dezembro de 2025, já passaram, além de Porto Alegre, por Brasília, São Paulo e Curitiba. Até o final do ano, mais seis capitais brasileiras receberão os debates “Logística no Brasil”. As discussões, junto à sociedade, têm sido uma etapa importante na elaboração do plano a fim de torná-lo a sua construção a mais assertiva.

 

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