Campinas se consolida como um dos principais polos logísticos e tecnológicos do país. A terceira maior cidade do Estado de São Paulo recebeu, no início de 2025, o maior volume de investimentos viários da região: R$ 3 bilhões aplicados em rodovias.
Os recursos foram destinados à finalização das obras da Rodovia Miguel Melhado, iniciada em 2022, e ao recapeamento do Sistema Anhanguera–Bandeirantes, considerada a maior intervenção em extensão já realizada na malha rodoviária paulista. As melhorias trazem reflexos diretos para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), principal modal da logística nacional.
A duplicação da Rodovia Miguel Melhado deve facilitar o acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, que abriga um dos terminais de carga aérea mais movimentados da América Latina.
“A duplicação da Rodovia Miguel Melhado, quando finalizada, vai ajudar o TRC a chegar ao aeroporto com mais eficiência e rapidez, além de desafogar o fluxo para os usuários como um todo”, afirma José Alberto Panzan, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP).
De acordo com o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025, o TRC é responsável por 65% da movimentação de cargas no Brasil. O modal assegura a distribuição de produtos de forma ágil e flexível, além de integrar as cadeias ferroviária e aquaviária, reforçando sua importância na matriz logística brasileira.
As rodovias Anhanguera e Bandeirantes receberam R$ 1 bilhão em investimentos para o recapeamento de mais de 2 mil quilômetros. Diariamente, essas estradas recebem mais de 950 mil usuários, sendo que o trecho de Campinas é percorrido por cerca de 180 mil veículos.
“O alto investimento estadual na região demonstra a preocupação com o desenvolvimento crescente. O fluxo intenso exige muito da infraestrutura, e essa atenção faz toda a diferença”, reforça Panzan.
Além de melhorar a fluidez do tráfego, as obras contribuem para a redução de custos de manutenção de frotas e maior previsibilidade das operações logísticas, elementos decisivos para a competitividade das empresas. A economia regional também tende a se beneficiar, atraindo novos empreendimentos e fortalecendo o ecossistema industrial local.
Apesar de alguns atrasos — a entrega da Rodovia Miguel Melhado, inicialmente prevista para setembro de 2024, foi remarcada para outubro de 2025 —, o setor avalia positivamente os investimentos.
“Mesmo com o adiamento, é fundamental investir nas rodovias. O crescimento do terceiro maior parque industrial do Brasil precisa ser acompanhado de infraestrutura compatível, capaz de sustentar o avanço e atrair novos investimentos”, conclui o presidente do SINDICAMP.