Ibovespa
144.085,16 pts
(-0,29%)
Dólar comercial
R$ 5,39
(0,36%)
Dólar turismo
R$ 5,59
(0,34%)
Euro
R$ 6,25
(0,00%)

Investimentos em rodovias da região de Campinas acompanham crescimento da cidade

Fluxo intenso nas estradas exige infraestrutura à altura do avanço logístico e industrial da região
Por Redação em 22 de outubro de 2025 às 8h00
Investimentos em rodovias da região de Campinas acompanham crescimento da cidade

Campinas se consolida como um dos principais polos logísticos e tecnológicos do país. A terceira maior cidade do Estado de São Paulo recebeu, no início de 2025, o maior volume de investimentos viários da região: R$ 3 bilhões aplicados em rodovias.

Os recursos foram destinados à finalização das obras da Rodovia Miguel Melhado, iniciada em 2022, e ao recapeamento do Sistema Anhanguera–Bandeirantes, considerada a maior intervenção em extensão já realizada na malha rodoviária paulista. As melhorias trazem reflexos diretos para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), principal modal da logística nacional.

A duplicação da Rodovia Miguel Melhado deve facilitar o acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, que abriga um dos terminais de carga aérea mais movimentados da América Latina.

“A duplicação da Rodovia Miguel Melhado, quando finalizada, vai ajudar o TRC a chegar ao aeroporto com mais eficiência e rapidez, além de desafogar o fluxo para os usuários como um todo”, afirma José Alberto Panzan, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP).

De acordo com o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025, o TRC é responsável por 65% da movimentação de cargas no Brasil. O modal assegura a distribuição de produtos de forma ágil e flexível, além de integrar as cadeias ferroviária e aquaviária, reforçando sua importância na matriz logística brasileira.

As rodovias Anhanguera e Bandeirantes receberam R$ 1 bilhão em investimentos para o recapeamento de mais de 2 mil quilômetros. Diariamente, essas estradas recebem mais de 950 mil usuários, sendo que o trecho de Campinas é percorrido por cerca de 180 mil veículos.

“O alto investimento estadual na região demonstra a preocupação com o desenvolvimento crescente. O fluxo intenso exige muito da infraestrutura, e essa atenção faz toda a diferença”, reforça Panzan.

Além de melhorar a fluidez do tráfego, as obras contribuem para a redução de custos de manutenção de frotas e maior previsibilidade das operações logísticas, elementos decisivos para a competitividade das empresas. A economia regional também tende a se beneficiar, atraindo novos empreendimentos e fortalecendo o ecossistema industrial local.

Apesar de alguns atrasos — a entrega da Rodovia Miguel Melhado, inicialmente prevista para setembro de 2024, foi remarcada para outubro de 2025 —, o setor avalia positivamente os investimentos.

“Mesmo com o adiamento, é fundamental investir nas rodovias. O crescimento do terceiro maior parque industrial do Brasil precisa ser acompanhado de infraestrutura compatível, capaz de sustentar o avanço e atrair novos investimentos”, conclui o presidente do SINDICAMP.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar