A BYD Brasil apresenta na 29ª edição da Intermodal South America, que acontece de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o Dolphin Mini Cargo. O modelo é uma versão adaptada do compacto elétrico da marca, desenvolvida especialmente para o transporte de pequenas cargas. Com 280 km de autonomia, capacidade de carga de até 289 kg e 2,1 m³ de volume útil, o modelo surge como nova aposta da empresa para frotas comerciais sustentáveis, voltadas à logística urbana de última milha.
Visualmente, o veículo mantém o mesmo design externo do Dolphin Mini de passeio. A transformação está no interior: o banco traseiro foi removido, otimizando o espaço interno para o transporte de cargas leves. Dessa forma, o hatch atende demandas de empresas de delivery, e-commerce e serviços técnicos em grandes centros urbanos — onde crescem as restrições à circulação de veículos a combustão.
O lançamento marca a entrada oficial do modelo no mercado brasileiro e reforça a estratégia da BYD de expandir sua atuação também em nichos de mobilidade elétrica voltados ao segmento comercial. “O Dolphin Mini Cargo é uma resposta direta às novas demandas da logística urbana: mais sustentável, mais eficiente e sem abrir mão de performance. Com essa solução, queremos mostrar que a eletrificação é viável e vantajosa inclusive para operações comerciais de pequeno porte”, afirma Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD no Brasil.
Caminhão eT5
Durante a intermodal, a BYD também apresenta o caminhão eT5, indicado para entregas urbanas de médio porte. Com autonomia de 185 km, capacidade de carga útil de até 3.900 kg e bateria de 99 kWh, o modelo é ideal para operações em centros urbanos que exigem desempenho e sustentabilidade. O caminhão é indicado para uma variedade de operações de distribuição urbana e já está em operação em Curitiba no transporte de lixo.
Com o modelo, a fabricante prevê uma economia de R$ 1 por quilômetro rodado, quando comparado com o diesel, resultando em um payback de cerca de 3 a 4 anos.
Novidades na empilhadeira elétrica
Além do Dolphin Mini Cargo, a empresa também apresenta na feira a empilhadeira elétrica contrabalançada ECB35, de 3.5 toneladas com bateria de fosfato de ferro-lítio. Durante a Intermodal, a empresa amplia permanentemente a garantia das empilhadeiras da companhia para dois anos e oferece condições especiais de garantia estendida exclusivamente no evento, além do aumento de 5 para 8 anos - ou 10.000 horas já existentes - apenas para a bateria.
As empilhadeiras 100% elétricas BYD ainda garantem autonomia para até três turnos, com recargas parciais (sem efeito memória) e total em até duas horas, superando com grande vantagem às oito horas de espera das tradicionais.
Além das garantias, agora as empilhadeiras também serão equipadas com a telemetria e-Connect, tecnologia proprietária desenvolvida em parceria com um desenvolvimento específico para os equipamentos da marca, o sistema é um recurso inovador que traz mais inteligência, controle e segurança para as operações logísticas.
Entre os principais diferenciais da e-Connect, destacam-se: