Ibovespa
136.231,91 pts
(2,12%)
Dólar comercial
R$ 5,66
(-1,47%)
Dólar turismo
R$ 5,89
(-1,29%)
Euro
R$ 6,35
(-2,17%)

Hyundai Motor apresenta novo caminhão XCIENT Fuel Cell na ACT Expo 2025

Empresa sul-coreana exibe modelo de célula de combustível de hidrogênio, reforça parcerias estratégicas e detalha iniciativas em logística limpa na América do Norte
Por Redação em 8 de maio de 2025 às 7h51
Hyundai Motor apresenta novo caminhão XCIENT Fuel Cell na ACT Expo 2025
Foto: Divulgação/Hyundai
Foto: Divulgação/Hyundai

A Hyundai Motor Company revelou o novo caminhão pesado XCIENT Fuel Cell Classe-8 na feira Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2025, realizada em Anaheim, Califórnia (EUA). O modelo incorpora o mais recente sistema de célula de combustível de hidrogênio da marca, desenvolvido para o mercado norte-americano, e é parte do plano da empresa de ampliar sua atuação no setor de mobilidade com emissão zero.

Durante o evento a Hyundai reforçou sua estratégia de consolidação no mercado de veículos comerciais com tecnologias de hidrogênio, por meio de sua marca HTWO. A empresa apresentou novas iniciativas comerciais, parcerias estratégicas e atualizações operacionais voltadas ao fortalecimento de um ecossistema baseado em hidrogênio na América do Norte.

O caminhão XCIENT Fuel Cell é o primeiro veículo pesado movido a hidrogênio produzido em série no mundo. Lançado originalmente em 2020, já foi comercializado em 13 países, acumulando mais de 13 milhões de quilômetros percorridos, especialmente na Suíça. O modelo apresentado na ACT Expo 2025 incorpora um sistema de célula de combustível de 180 kW, duas baterias de 90 kW e uma bateria adicional de 72 kWh. Ele é equipado com motor elétrico de 350 kW, torque máximo de 2.237 Nm e autonomia superior a 700 quilômetros em condições ideais. O conjunto inclui dez tanques de hidrogênio com capacidade total aproximada de 68 kg.

O modelo também apresenta uma variante de trator Classe-8 adaptada ao mercado norte-americano, com peso bruto combinado de até 37 toneladas. Desde 2021, passou por testes em diferentes condições climáticas e operacionais na América do Norte, com foco em transporte portuário e logística de média distância.

O veículo inclui um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque. Também integra um conjunto de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), como frenagem autônoma (FCA), alerta de saída de faixa (LDW), controle de cruzeiro adaptativo (SCC) e alertas de colisão em diferentes cenários.

A Hyundai Motor destacou na ACT Expo suas operações logísticas com emissão zero nos Estados Unidos. Pelo Projeto NorCAL ZERO, 30 caminhões XCIENT Fuel Cell operam nos portos de Oakland e Richmond, na Califórnia, acumulando quase 700.000 milhas desde setembro de 2023. Os veículos são utilizados para transporte de carga, incluindo contêineres.

Outro projeto em andamento é a iniciativa HTWO Logistics, desenvolvida com a GLOVIS America, voltada à descarbonização da logística na planta Metaplant America (HMGMA), na Geórgia. Atualmente, 21 caminhões XCIENT Fuel Cell operam no local, responsáveis por aproximadamente metade da logística da fábrica. A operação utiliza produção e consumo locais de hidrogênio.

A Hyundai também anunciou o lançamento da estação 'HTWO Energy Savannah', em parceria com HydroFleet e Capital Development Partners. A estação será a primeira instalação dos Estados Unidos dedicada a reabastecimento de hidrogênio e recarga elétrica de caminhões pesados Classe-8. A estrutura será instalada próxima à HMGMA, com início de operações previsto para o final de 2025.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar