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Farizon anuncia linha de veículos comerciais elétricos no Brasil com foco em mobilidade urbana

Marca do Grupo Geely estreia no País com vans e caminhões elétricos voltados a operações de curta e média distância
Por Redação em 27 de junho de 2025 às 7h10
Farizon anuncia linha de veículos comerciais elétricos no Brasil com foco em mobilidade urbana
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Farizon, divisão de veículos comerciais 100% elétricos do Geely Holding Group, apresentou sua linha de produtos ao mercado brasileiro durante a Eletrocar Show 2025. Representada com exclusividade pelo Grupo Timber no Brasil, a marca estreia com os modelos V6E, SuperVAN (versões de 8 m³ e 11 m³) e o caminhão leve H9E, com capacidades de 6 e 8 toneladas.

O lançamento atende à demanda crescente por soluções de transporte com emissão zero voltadas à mobilidade urbana e à logística de curta e média distância. Os veículos possuem motorização elétrica, tecnologias embarcadas de gestão de frota, autonomia compatível com operações urbanas e funcionalidades de segurança ativa.

A comercialização terá início em agosto de 2025, com a chegada do primeiro lote de veículos da China. Inicialmente, os modelos estarão disponíveis nas nove filiais do Grupo Timber localizadas em cinco estados: Paraná (Curitiba e Marialva), Santa Catarina (Lages e Palhoça), Rio Grande do Sul (Pelotas, Guaíba e Capão do Leão), Mato Grosso do Sul (Três Lagoas) e Minas Gerais (Curvelo). Está em construção uma concessionária modelo da Farizon em Curitiba (PR), seguindo os padrões globais da marca.

V6E

A van elétrica V6E foi desenvolvida para atender operações urbanas e de logística de última milha. Construída sobre a plataforma modular GXA-M, a V6E oferece flexibilidade de carroceria e tecnologias de condução do tipo drive-by-wire. O modelo possui 4,845 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,985 metro de altura e entre-eixos de 3,1 metros. O compartimento de carga possui capacidade útil de até 6 m³ e suporta aproximadamente 1.150 kg de carga líquida.

A motorização elétrica entrega 100 kW de potência (136 cv), com torque imediato e tração traseira. A autonomia declarada é de até 285 km no ciclo urbano (WLTC), com bateria LFP de 81 kWh. A recarga de 10% a 80% pode ser realizada em cerca de 30 minutos com carregador DC. Em corrente alternada, a carga completa leva aproximadamente seis horas.

O modelo conta com tecnologias de segurança como sistema de permanência em faixa, controle eletrônico de estabilidade, alerta de colisão, assistência de abertura de portas em caso de impacto e alerta para pedestres. A estrutura reforçada do compartimento de carga suporta até 1,5 tonelada no piso e 7,5 toneladas no teto. As portas traseiras com aberturas de até 270° e a lateral deslizante oferecem acesso facilitado em áreas urbanas com restrições de espaço.

SuperVAN

A SuperVAN está disponível em duas configurações: uma com 7,92 m³ de volume útil e outra com 11,22 m³. Ambas contam com motor elétrico de 231 cv, tração traseira, velocidade máxima de 135 km/h e bateria de 82,88 kWh, com autonomia de até 386 km (WLTP) ou cerca de 300 km (Inmetro). O modelo obteve cinco estrelas no Euro NCAP 2025.

A versão de 8 m³ mede 4,99 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 2,18 metros de altura, com capacidade de carga de 1.265 kg. A versão de 11 m³ possui 5,49 metros de comprimento, mesma largura e 2,5 metros de altura, com capacidade de 1.170 kg. Ambas mantêm o peso bruto total de 3.500 kg.

Entre os recursos de segurança e condução estão o sistema ADAS, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, detector de fadiga, painel digital de 7" e central multimídia de 12,3". A ausência do pilar B possibilita maior abertura lateral. O modelo também conta com o sistema V2L (Vehicle-to-Load), que permite fornecer energia a equipamentos externos. As opções de carregamento incluem AC de 11 kW e DC de até 120 kW.

H9E

O caminhão H9E chega ao País em versões de 6 e 8 toneladas. A versão de 6 toneladas possui 5,99 metros de comprimento, 2,35 metros de largura, 3,3 metros de altura e capacidade volumétrica de 21 m³. Já a versão de 8 toneladas mede 7,99 metros de comprimento, com volume útil de 31 m³. Em ambas as versões, o peso bruto total é de 7.995 kg.

O motor elétrico entrega 190 cv e torque de 42,3 kgfm, com autonomia de até 324 km (WLTC). A velocidade máxima é limitada a 90 km/h. Os dois modelos contam com painel digital de 7", central multimídia com Apple CarPlay, volante multifuncional, iluminação em LED, airbags, freio eletrônico com Auto Hold, e sistemas de estabilidade, tração e frenagem (EBS, ESC, ASR e ABS), além de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

Assim como a SuperVAN, o H9E dispõe do sistema V2L. O carregamento pode ser realizado via AC de 22 kW ou DC de até 100 kW.

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