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Caminhão de 10 toneladas Foton 10-16, da Foton

O veículo tem capacidade para receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas
Por Redação em 9 de setembro de 2014 às 11h20 (atualizado às 11h23)

A Foton Caminhões lançou o Foton 10-16 DT, veículo do segmento de leves que chega na versão de 10 toneladas, com capacidade para receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas. Possui entreeixos de 3360 mm, 3800 mm e 4500 mm. Com a medida de entreeixos de 3360 mm, o veículo atende a aplicação VUC (veículo urbano de carga) exigida na cidade de São Paulo e demais grandes metrópoles do Brasil para acessar zonas de restrições de circulação de veículos de carga.

Foton 10-16 DT -interna

O modelo é ideal para aplicações em grandes centros urbanos, pois alia agilidade no trânsito com a alta capacidade de carga, tanto para entregas urbanas quanto intermunicipais. Usualmente são implementados com baús ou carrocerias de carga seca (abertas). Também podem receber outros implementos como tanques de água, coletor de resíduos, bebidas, gás, entre outros.

Possui motor Cummins de 3.8 I, com 160 cv, torque de 600 Nm e elevada capacidade de carga com PBT de 9.500 kg, podendo ser trucado, o que eleva sua capacidade para 13.000 kg de PBT. Outro diferencial do modelo é sua caixa de transmissão ZF-6-S-500 de seis marchas, com over drive que faz com que o motor trabalhe em menor rotação, aumentando sua vida útil, oferecendo inclusive entrada para tomada de força.

Possui harmonização no conteúdo da cabine e facilidade de basculamento, que ocorre por meio de alavancas de alta resistência, leves no seu acionamento, sendo este outro destaque na ergonomia do produto. Apresenta tanque de combustível com capacidade para 120 litros, suspensão reforçada e quadro do chassis diferenciado.

Itens de série

Além de todos os componentes mecânicos e demais diferenciais estruturais, o Foton 10-16 DT conta com um grande número de itens de série. A lista inclui: defletor aerodinâmico no teto, que contribui para redução de consumo nos veículos equipados com baú; ar condicionado, vidros com acionamento elétrico; cobertura do degrau de acesso à cabine também de série, afim de evitar abordagens externas indesejáveis e garantir maior segurança; coluna de direção ajustável em inclinação e altura.

Importante destacar o baixo peso próprio do veículo (tara) de 3.200 kg, privilegiando a capacidade de carga; além disso, cilindro atuador da embreagem, que minimiza o esforço de acionamento e oferece conforto e comodidade ao motorista; e acelerador manual é outro item de série.

Freios de serviço a ar dotado de ABS e de estacionamento com molas acumuladoras (spring brake), longarinas do chassis com modulo seccional de alta resistência garantindo a durabilidade do produto.

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