O roubo de cargas segue sendo um dos desafios mais críticos para o transporte rodoviário de cargas no Brasil, impactando empresas, consumidores e a economia nacional. De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), foram registrados 10.478 roubos de carga no país em 2024, e o valor das mercadorias subtraídas chegou a R$ 1,217 bilhão, evidenciando que os criminosos estão cada vez mais estratégicos e focando em cargas de alto valor, como medicamentos, eletrônicos, bélicos e insumos industriais.
Para esse tipo de carga, o Grupo Protege, empresa brasileira com mais 50 anos de experiência em segurança para operações logísticas, oferece o Carga Segura, um serviço completo de logística segura para cargas com alto valor agregado, atuando fortemente no segmento farmacêutico, eletrônico, entre outros. Operando nos grandes Aeroportos e Portos do Brasil.
Após décadas no mercado brasileiro, a empresa iniciou o Segmento Carga Segura em 2014, motivada pelo alto número de sinistros do transporte de cargas no país. Desde então, o serviço vem crescendo em média 48% ao ano. A ampla adoção do mercado não tem a ver só com a garantia de segurança da carga, mas também com o alto nível de inteligência e controle de qualidade aplicados pela companhia em todas as fases da cadeia logística. “O Carga Segura é um agregado de soluções. Fornecemos um combo de segurança que sai da origem até o destino com o máximo de segurança”, explica Nilza Soares dos Santos, Gerente Comercial e de Negócios.
Combinando monitoramento avançado de carga, veículos com blindagem nível III carregando vigilantes armados e treinados (embarcados), abertura e travamento das portas comandados pela central de controle, a Protege assegura um serviço de excelência que não precisa de escolta adicional. O transporte é respaldado por uma apólice de seguro robusta, no valor de R$ 40 milhões, o que reforça a segurança patrimonial do cliente. Vale ressaltar que durante os 11 anos do Carga Segura, a PROTEGE nunca sofreu tentativa de roubo. Isso mesmo, zero sinistro desde a sua existência.
Nilza ressalta que todos os recursos da operação, desde a varredura e planejamento até o controle, execução e acompanhamento, são da própria empresa. “Frota, equipe de vigilantes, torre de controle, e sistemas de inteligência e gerenciamento de risco, tudo é próprio, nada é terceirizado”, afirma.
A Protege ainda é certificada como OEA (Operador Econômico Autorizado), o que garante agilidade nos processos aduaneiros, e conquistou reconhecimento internacional de boas práticas em segurança e compliance. A companhia transporta mercadorias sob DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro) e DIS (Despacho de Importação Simplificado), atendendo empresas que movimentam cargas importadas diretamente dos aeroportos, portos e zonas primárias para áreas secundárias, com rastreabilidade e segurança aduaneira.
Segurança e controle de qualidade para cargas refrigeradas e congeladas
Um grande diferencial do Carga Segura é que o serviço é um dos poucos no mercado que atendem ao setor farmacêutico, que possui exigências específicas de controle de temperatura e qualidade da carga durante todas as etapas da logística, com monitoramento online da temperatura durante o trajeto.
A companhia conta com veículos blindados refrigerados de 2°C de 8°C, de 15°C a 25°C e truck para cargas congeladas a - 30 °C e carreta a -25 °C. As opções atendem ao transporte de medicamentos, vacinas, insumos laboratoriais e cosméticos premium.
A Protege possui todas as certificações necessárias para o setor, e opera de acordo com as exigências da RDC 430 da Anvisa, garantindo estabilidade, rastreabilidade e integridade da carga durante toda a jornada;
Sustentabilidade no transporte protegido
De olho na agenda sustentável, o Grupo Protege toma uma série de medidas para garantir a sustentabilidade de suas operações e contribuir para as metas ambientais, sociais e de governança de seus clientes. Isso inclui otimização de rotas, redução de riscos humanos, eficiência energética e responsabilidade ética, posicionando a empresa como um parceiro sustentável.
A Protege também aderiu ao Pacto Global, iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. O projeto tem como pilares Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e possui uma série de diretrizes alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas da Agenda 2030.
Quer proteger a sua logística de produtos com o Carga Segura ou conhecer outros serviços do Grupo Protege? Acesse www.protege.com.br.