O Grupo Carrefour Brasil ampliou, no primeiro trimestre de 2025, seu projeto de logística reversa por meio da instalação de 18 novas máquinas inteligentes de coleta de materiais recicláveis. Com a expansão, o programa passa a contar com 38 unidades em operação, distribuídas por nove cidades em quatro estados do país. A iniciativa conta com a parceria de empresas como Grupo Heineken, Coca-Cola Femsa e Colgate.
As máquinas foram instaladas em lojas das redes Carrefour e Sam’s Club e fazem parte da estratégia de sustentabilidade da companhia. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso a pontos de descarte seletivo, incentivar o engajamento dos consumidores na gestão de resíduos e promover práticas relacionadas à economia circular.
Em 2024, as ações de logística reversa da empresa resultaram na arrecadação de mais de 120 toneladas de embalagens pós-consumo. Com a ampliação do número de equipamentos, a meta para 2025 é atingir a marca de 140 toneladas de resíduos recicláveis, incluindo 50 toneladas provenientes exclusivamente das novas máquinas.
Os resíduos coletados são destinados a recicladores certificados, com a operação logística e a gestão dos equipamentos conduzidas pelas empresas Triciclo, Ambipar e Ecoloop. A expansão do projeto busca aumentar o alcance da iniciativa, estimular o descarte correto de materiais e contribuir para a cadeia de reciclagem no país.
Além do aspecto ambiental, o projeto também oferece incentivos aos consumidores. Aqueles que utilizam as máquinas podem receber benefícios como descontos em produtos e serviços, créditos para transporte público e transferências via Pix.
A iniciativa se insere nas diretrizes ambientais, sociais e de governança (ESG) do grupo e integra o compromisso da empresa em adotar práticas empresariais alinhadas às exigências regulatórias e às demandas da sociedade por ações de impacto positivo no meio ambiente.