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SHEIN amplia parceria com a Jadlog para logística reversa

Objetivo é aprimorar a jornada do cliente, com devoluções em mais de 4 mil pontos comerciais parceiros de bairro
Por Redação em 7 de agosto de 2025 às 10h00
SHEIN amplia parceria com a Jadlog para logística reversa
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A varejista global SHEIN acaba de ampliar a parceria com a Jadlog, empresa de transporte de cargas fracionadas e uma das principais operadoras logísticas do comércio eletrônico. A união entre as empresas agora visa expandir e promover a nível nacional o serviço de logística reversa, por meio da rede Jadlog Pickup, que conta com mais de 4 mil pontos de coleta em diversos tipos de estabelecimentos em todo o Brasil.

A alternativa visa aprimorar a experiência pós-compra dos clientes da SHEIN no Brasil e trazer mais escalabilidade às operações logísticas da varejista, oferecendo uma alternativa prática, acessível e conveniente para devolução de produtos. O serviço abrange os mais de 50 milhões de clientes da SHEIN no Brasil, que podem devolver produtos adquiridos em compras internacionais e nacionais feitas no marketplace.

 

Como funciona a logística reversa

Para Bruno Tortorello, CEO da Jadlog, o aumento da adoção da logística reversa é um sinal de maturidade do mercado de e-commerce brasileiro. "A reversa faz parte do processo de amadurecimento do mercado brasileiro. Ela era algo muito pequeno no início do e-commerce e vem crescendo conforme o consumidor ganha confiança no processo, entende que a devolução é simples, que ele pode optar por comprar duas camisetas, uma P e uma M, e devolver a P, como acontece nos Estados Unidos, por exemplo", comentou o executivo em conversa exclusiva com a Tecnologística, onde foram revelados detalhes da operação.

Quando o destinatário decide devolver uma encomenda, ele recebe um QR code no seu celular ou e-mail. Com o QR code e o pacote, ele vai até um dos pontos pickup da Jadlog. Os pontos Jadlog Pickup incluem salões de beleza, cafeterias, lavanderias e papelarias, entre outros estabelecimentos de mais de 500 franqueados da empresa. O transporte é feito do ponto pickup para um dos centros de distribuição da SHEIN.

De acordo com o executivo, a operação de logística reversa até os centros de distribuição da SHEIN tem um lead time de 10 a 15% menor do que a operação padrão dmercado, que é a dos Correios. O sistema integrado entre a SHEIN e a Jadlog ainda permite a rápida confirmação das devoluções, muitas vezes em poucas horas após o produto ser deixado no ponto de coleta, o que acelera o processo de reembolso e impulsiona a satisfação do cliente.

 

SHEIN amplia parceria com a Jadlog para logística reversa

 

Sustentabilidade e tecnologia

De acordo com a Jadlog, o procedimento de logística reversa usando seus pontos de coleta é cerca de 20% a 30% mais barato, se comparado a um serviço padrão de coleta porta a porta. O serviço ainda é mais sustentável, pois consolida as postagens e entregas em um único ponto, promovendo a redução do número de veículos em circulação nos grandes centros urbanos.

"A coleta domiciliar acaba sendo mais cara e menos eficiente, e tem uma pegada de carbono mais intensa. A adoção dos pontos de pickup, seja para a reversa, seja para a retirada de encomendas, é uma solução mais sustentável pela maior eficiência e menor movimentação de carros nas cidades", comenta Bruno. Menos veículos e menos paradas por veículo representam melhorias no trânsito, bem como reduções das emissões de CO2 e da poluição sonora.

 

Logística reversa como tendência para fidelização de clientes

A SHEIN e a Jadlog acreditam que o processo de logística reversa influencia positivamente na fidelização do cliente, ao oferecer soluções mais práticas para a devolução ou troca de produtos. “A SHEIN está aprimorando a experiência pós-compra no Brasil ao oferecer uma opção de devolução mais rápida, prática e acessível por meio da parceria com a Jadlog. Nosso objetivo é incentivar cada vez mais consumidores a utilizarem essa solução conveniente”, afirma Cesar Borges, diretor de logística da SHEIN para a América do Sul.

De acordo com as pesquisas de NPS (net promoter score) da empresa, o índice de satisfação dos destinatários é superior a 85%. “Pesquisas comprovam que um processo fácil, rápido e eficiente de logística reversa fideliza o cliente e o encoraja a realizar mais compras”, explica Bruno Tortorello. 

Para o executivo, a rede de pontos comerciais parceiros viabiliza as devoluções em locais próximos do trabalho e da residência dos consumidores em todo o País. "A gente tem que estar mais próximo da população, ou seja, entre 5 a 10 minutos a pé de 80% da população brasileira. O processo é muito mais rápido, normalmente nos Correios, principalmente no período da tarde, você fica 10, 15, 20 minutos na fila. Em um ponto pickup nosso o destinatário normalmente é atendido imediatamente, num processo bastante simples. Vários pontos funcionam no final de semana, vários deles têm estacionamento, então a conveniência para o destinatário é muito melhor", completa o CEO da Jadlog.

“Além de melhorar a experiência do consumidor, a parceria ajuda a SHEIN a otimizar os custos de logística. Desta forma, também apoiamos um modelo de logística reversa mais inteligente e eficaz, e reforçamos o compromisso da SHEIN com a excelênciamoperacional no Brasil”, completa o diretor de logística para a América do Sul da SHEIN.

 

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