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Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta nova família de extrapesados

Novidades são o Meteor 29.520 6x4, Meteor 28.460 6x2 e o Constellation 33.460 6x4, todos equipados com motor de 13 litros
Por Redação em 3 de setembro de 2020 às 8h42 (atualizado às 12h57)

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anuncia sua nova família de extrapesados, com o Meteor 29.520 6x4, o Meteor 28.460 6x2 e o Constellation 33.460 6x4, todos equipados com motor de 13 litros que proporciona elevada durabilidade e economia de combustível. As novidades representam ainda outro marco, uma vez que são os veículos mais potentes da linha que ostenta a logomarca VW em toda a sua trajetória, adentrando na faixa de 460 e 520 cavalos de potência.

Os lançamentos também habilitam agora a fabricante em novas categorias, com soluções para atender à gama de caminhões de 3,5 a 125 toneladas. Os extrapesados chegam no mercado também com o objetivo de fazer a marca crescer no segmento que mais se expande no Brasil e são resultado de quatro anos de minucioso desenvolvimento e mais de R$ 1 bilhão investidos.

Os modelos estreiam a nova geração do motor Man D26 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil, primeiro país fora da Europa a fabricá-lo. O novo motor proporciona maior economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade adequada às mais severas aplicações. O desenvolvimento brasileiro não parou por aí. Foram mais de mil peças desenvolvidas pela engenharia da VW Caminhões e Ônibus, para assegurar um produto robusto, de alta confiabilidade e disponibilidade para as mais diversas aplicações. As novidades chegam também com o mais alto índice de conteúdo nacional do segmento.

Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta nova família de extrapesados

O investimento na nova família de extrapesados VW contemplou não só a pesquisa e o desenvolvimento, como também a construção de uma nova linha de montagem de cabines de extrapesados do Brasil, desde a armação até o acabamento, com manufatura 4.0 em nível de automação e conectividade dos dados. Com investimentos de mais de R$ 500 milhões e uma equipe de 150 colaboradores, os lançamentos contam ainda com área exclusiva no complexo de produção e desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ). Ao todo, são 18 mil m², incluindo da produção à logística de peças. Para sinergia da operação da VWCO, a montagem final dos modelos se dará na mesma linha em que se fabricam os veículos Man TGX.

Modelos

O VW Meteor 28.460 6x2 é um cavalo-mecânico 6x2 que chega para reforçar o portfólio da empresa no transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. O veículo opera com semirreboques de três eixos com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 48,5 a 53 t.  caminhão pode atuar nos mais variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo e tanque. Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.

Já o VW Meteor 29.520 6x4 é é equipado com a nova geração do motor Man D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, em São Paulo (SP), na primeira linha fora da Europa. Com 520 cavalos de potência e 2.500 Nm de torque, o propulsor tem mais de 130 componentes modificados para alcançar a combinação de potência, torque, redução de consumo de combustível e durabilidade. É equipado com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades. O cavalo mecânico 6x4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com combinações veiculares de carga de sete e nove eixos, com PBTC de 57 a 74 t.

Por último, o VW Constellation 33.460 6x4 é equipado com motor Man D26 de 13 litros e atende às demandas primariamente do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto. Com PBTC e Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 74 e 125 t, respectivamente, o modelo foi testado e aprovado em condições reais por mais de dois anos e traz solução para o agronegócio. Com vocação versátil, o novo Constellation traz uma série de funcionalidades para o motorista superar as condições mais adversas de rodagem. Ideal para operações com elevada carga em estradas de asfalto e terra, tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.

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