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Rangel Logistics Solutions comercializa produtos de clientes para consumidores finais

Novidade associa serviços logísticos tradicionais à operação de lojas virtuais de abrangência internacional
Por Redação em 25 de agosto de 2021 às 14h18

A Rangel Logistics Solutions anuncia que decidiu vender produtos de clientes para consumidores finais, num projeto que associa serviços logísticos tradicionais à operação de lojas virtuais de abrangência internacional. Com isso, informa, e diante da desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar, a expectativa é que o projeto seja visto como uma opção efetiva e barata de acesso a mercados externos, especialmente na Europa, onde a Rangel tem capilaridade e o câmbio atual entre real e euro se traduz em ganhos adicionais ao exportador.

De acordo com a companhia, a iniciativa de auxiliar clientes a vender os seus produtos não é nova em suas operações. As primeiras ações do tipo foram organizadas há quase uma década para clientes interessados em terceirizar parte de suas operações ou ampliar a rede de revendedores.

“Há alguns anos, percebemos que a logística em si iria se transformar numa commodity e, então, decidimos incluir na nossa estratégia camadas de serviços de valor agregado, para trazer valor ao negócio do cliente, contexto em que surge o projeto de e-commerce", explica o gerente de projetos de e-commerce da Rangel, Ricardo Borges.

Desde abril, por exemplo, a fabricante brasileira de cadeiras para escritórios Flexform comercializa sua linha de produtos em Portugal por meio de uma loja virtual desenvolvida pela equipe da Rangel. Nesta primeira fase, a venda se restringe a Portugal, enquanto estratégias de marketing digital com foco no aumento das vendas são implementadas. A meta, anuncia, é ampliar no médio prazo a abrangência da loja para Espanha e o resto da Europa.

Além do componente digital, a Rangel atua na parte física da operação, fazendo a coleta de mercadorias nas fábricas da Flexform no Brasil, o transporte desembaraçado até seus armazéns em Portugal e o fulfillment, local onde separa as encomendas, empacota e envia  ao endereço do comprador após a compra no site.

O diretor de desenvolvimento de negócios da Rangel, Enrique Garcia, destaca que, ao delegar a operação online ao operador logístico, a Flexform pôde estruturar uma operação internacional enxuta, que demandou investimento direto apenas na contratação de um executivo de negócios em solo europeu.

“A Flexform agora pode acessar consumidores em toda Europa por meio da nossa plataforma, sem contratar equipes, investir grandes somas de tempo e dinheiro. Tudo isso com um fulfillment simplificado, a cargo de uma única empresa, a administrar fluxos complexos do Brasil até a todos os cantos da Europa, numa proposta atraente para qualquer empresa, especialmente as que estão nos primeiros passos da internacionalização”, diz Garcia.

A grife carioca de vestuário Beira também resolveu criar sua loja virtual internacional com a Rangel. O objetivo inicial era estruturar um e-commerce europeu com base operacional em Portugal, aproveitando o menor custo da logística praticada a partir do país.

O projeto, contudo, foi ampliado. A loja passou a fazer vendas não só para Europa, mas para todo mundo, inclusive para o Brasil, em dólar, euro e real. A operação foi desenhada partindo do princípio de que haveria dois estoques, um no Brasil, e outro em Portugal, abastecidos por confecções em Portugal, no Peru e no território brasileiro.

As vendas são efetuadas por meio da loja online, mesmo para o mercado brasileiro. No caso da Europa, não são incluídos custos alfandegários adicionais, um importante fator de competitividade.

Já para outros países, as encomendas são processadas no formato delivery duty paid (DDP) – o consumidor final recebe compras em casa sem custo de transporte, de taxas alfandegárias e ainda não precisa lidar com burocracia aduaneira.

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