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Intermodal: Log-In registra receita anual superior a R$ 2,3 bilhões em 2023

Empresa destaca sucesso na integração logística e plano de expansão durante o evento, com investimento de R$66 milhões
Por Redação em 13 de março de 2024 às 10h00
Intermodal: Log-In registra receita anual superior a R$ 2,3 bilhões em 2023
Foto: Divulgação / Log-In
Foto: Divulgação / Log-In

Log-In Logística Integrada, empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem e longo curso, divulgou, nesta quarta-feira (06), durante o Intermodal South America 2024, em São Paulo, os resultados de 2023. A companhia apresentou uma alta de 13,1% no ROL anual, registrando R$ 2,33 bilhões, frente aos R$ 2,06 bilhões de 2022, e anunciou um projeto de expansão de R$ 66 milhões em sua frota.

Durante o evento, a empresa apresentou oficialmente a sua nova marca, como parte de um projeto de rebranding que consolida o posicionamento da empresa como empresa de logística integrada. Em conversa exclusiva com a Tecnologística, o Diretor Comercial da Log-In, Felipe Gurgel, explicou que a reformulação é uma atualização frente às necessidades do mercado: "A gente queria dar uma atualizada, muito em função dos novos desafios que nós temos. É uma adequação ao que o mercado está exigindo, nas questões de sustentabilidade, inovação, centralidade no cliente... Então a gente de certa forma revistiou o nosso propósito e visão, justamente para colocar a Log-In nesse próximo passo", afirma.

Intermodal: Log-In registra receita anual superior a R$ 2,3 bilhões em 2023

A mudança da empresa para a logística integrada começou há alguns anos com a aquisição de empresas como a Tecmar, de transporte rodoviário de cargas, e a Oliva Pinto, de transporte e armazenagem com foco na região da Amazônia, adquiridas entre 2021 e 2022. No Intermodal, a Log-In anunciou um projeto de expansão no valor total de R$66 milhões na torre de operações rodoviárias, com a compra de 82 caminhões e 100 carretas Euro 6 para a Tecmar e Oliva Pinto. O grupo Log-In conta hoje com frota de 1.400 veículos e 9 navios próprios, além de centenas de parceiros agregados.

 

Navegação Costeira

As operações de navegação da Log-In foram um dos destaques nos resultados de 2023. No quarto trimestre, a ROL total deste serviço registrou um crescimento de 7,1%, alcançando a marca de R$ 350,7 milhões. No acumulado do ano, o avanço foi de 6,6% de aumento e um recorde histórico de, aproximadamente, R$ 1,37 bilhão.

Quanto ao volume de contêineres transportados durante o ano, a Log-In também bateu recordes com crescimento de 6,8% em comparação ao ano de 2022. Destaque para o recorde histórico no trade de Cabotagem, que cresceu 15,8% no mesmo período, frente a uma redução de 0,5% do mercado, representando um aumento relevante no market share da Companhia no segmento. Isso está relacionado aos resultados positivos nos três primeiros trimestres de 2023 advindos da estratégia de conversão de carga e do aumento de capacidade com o início do novo Serviço Expresso Amazonas (SEA).

A navegação de cabotagem combinada a soluções multimodal é um dos focos estratégicos da companhia. "A gente enxerga que tem muito espaço na conversão de cargas do rodoviário para a cabotagem, puxado pela sustentabilidade do modal e pelas metas internas de ESG na empresa. Historicamente, quando se coloca capacidade no mercado, o mercado vem", afirma Felipe. Maurício Alvarenga, Diretor da Tecmar, completa: "O Brasil tem uma carência logística, a demanda do mercado existe. E a gente tem um diferencial, porque ao converter a carga do caminhão para a solução multimodal, nós temos a capacidade de converter também o mercado de carga fracionada".

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Transporte Rodoviário de Cargas

No 4T23 houve a continuidade na captura de sinergias entre a Tecmar e a Log-In, tanto como fornecedor, quanto cliente, atuando de forma conjunta e movimentando 1.086 TEUs no trimestre. A Tecmar hoje é simultaneamente a maior cliente da Log-In e sua maior fornecedora do last mile. Com relação à ROL durante o quarto trimestre, as operações rodoviárias registraram um crescimento de 11,9%, alcançando a marca de R$ 144 milhões. Quanto à receita anual, houve um acréscimo de 35,9%, com um total de R$ 553,4 milhões, frente aos R$ 407,3 milhões de 2022.

A integração entre a operação de cabotagem com o transporte de carga fracionada, possibilitada pela aquisição da Tecmar, foi um fator decisivo nos resultados do último ano. "Um dos objetivos da compra da Tecmar era abrir a cabotagem para o mercado de carga fracionada. A carga fracionada tem características muito diferentes do transporte de lotação. Ela precisa de uma boa estrutura de coleta, galpões para fazer o cross-docking e separação da carga, e no destino tem que ter a mesma estrutura", explica, o Diretor da Tecmar, Maurício Alvarenga, com exclusividade para a Tecnologística.

Após a compra, a Tecmar agora conta com 25 armazéns próprios e ampliou a sua atuação para a gestão de armazéns. Além disso, a empresa registrou o melhor nível de serviço (NPS) de entrega "on time delivery" em 2023, com aumento de 30% na comparação com 2022.

A Oliva Pinto segue consolidando a operação de carga fracionada na região Norte, oferecendo entrega em 54 municípios nos estados do Amazonas e Roraima com a contribuição de operadores parceiros. No 4T23, com relação às frentes de eficiência operacional, houve a continuidade da implantação do modelo de gestão através de projetos com foco em melhorar os indicadores de segurança, produtividade, eficiência de custo e de qualidade em todas as empresas.

Terminal Portuário de Vila Velha (TVV)

O Terminal Portuário de Vila Velha também foi responsável por recordes. No acumulado de 2023, a ROL alcançou a marca de R$ 350,7 milhões, um crescimento de 9,9% se comparado ao ano de 2022. Já o EBITDA Ajustado apresentou recorde anual de R$ 169 milhões, 12,9% superior aos 149,7 milhões de 2022.

Com relação aos dados do 4T22, o TVV obteve uma ROL de R$ 93,8 milhões, o que representa um avanço de 19,9%, com recorde anual, e um EBITDA Ajustado de R$ 44,4 milhões, 21,2% superior se comparado ao mesmo período de 2022.

Entre os principais responsáveis pelos resultados estão o aumento da importação de veículos em contêiner flat rack, a retomada da exportação de café pelo estado do Espírito Santo, registrando ainda o maior volume embarcado de café pelo TVV desde 2002, além do crescimento na movimentação de carga geral, com destaque para produto siderúrgico com o aumento de volumes como tubos e trilhos para indústria offshore.

Segundo o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, os resultados obtidos comprovam a efetividade da estratégia proposta para o Terminal em 2023. "Assim como a Log-In tem ampliado sua linha de serviços e oferecido operações cada vez mais integradas, o TVV há alguns anos tem investido em modernizações que oferecem suporte para uma operação multipropósito. Com isso, conseguimos diversificar nossas cargas e gerar novos negócios, alcançando resultados cada vez mais positivos para o Terminal", comenta.

Um ano a se comemorar

Quanto ao 4T23, o valor registrado da receita foi de R$ 601,5 milhões, um avanço de 9,9% se comparado aos R$ 547,5 milhões do quarto trimestre do ano anterior. De um modo geral, a alta da ROL, durante o ano de 2023, está relacionada à boa performance observada em todas as linhas de negócio da companhia.

Além destes resultados, o ano de 2023 da Log-In foi marcado pela elevação do rating de 'A(bra)' para 'A+(bra)', com perspectiva estável. A Log-In também ganhou o prêmio de melhor empresa na categoria Operador Logístico e Armazenagem do Prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2023; e foi recertificada pela Great Place to Work (GPTW) como ótimo lugar para se trabalhar.

De acordo com o CEO da Log-In, Marcio Arany, os resultados alcançados estão em sinergia com o plano estratégico adotado, a fim de ampliar a robustez e o nível de serviço prestados pela companhia. "O ano de 2023 foi marcante para a história da Log-In, tendo em vista todas as mudanças e modernizações realizadas durante este período. Realizamos inúmeros investimentos com o objetivo de oferecer um serviço cada vez mais completo e aderente à necessidade de nossos clientes e do setor como um todo. Imaginamos colher estes frutos futuramente, mas os resultados deste ano mostram que este retorno vem acontecendo já a curto prazo", explica.

 

Agenda ESG

Desde 2020, o Grupo Log-In tem trabalhado no processo de construção de uma agenda ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa). Nesse sentido, as iniciativas estruturadas ao longo dos últimos anos fazem parte do roadmap da Agenda ESG da Log-In, desenvolvida junto com a liderança da Companhia e permeada para toda a organização, apresentado de forma transparente, com indicadores tangíveis e claros, no Relatório de Sustentabilidade, em conformidade com as Normas GRI (Global Reporting Initiative), com o Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e com o Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD).

Entre os principais destaques do 4T23 estão a instauração do Comitê de ESG da Log-In, maior integração com os principais programas de ESG da MSC e realização da avaliação de sustentabilidade Ecovadis.

Com relação ao quesito Meio Ambiente (E) está a realização dos simulados de Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) e de cenários ambientais e a recertificação do TVV na ISSO 14001.

Quanto ao contexto Social (S), destacam-se o Censo de Diversidade 2023 e o lançamento do Ebook Diversidade. Além disso, o Grupo diversificou suas iniciativas com a realização do Encontro de Mulheres com a Diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital Andrea Simões, Roda de Conversa "Pessoas com Deficiência", Formação Competências Log-In - Jovens Aprendiz Comunidade e Roda de Conversa "Mulheres da Comunidade - Pedra Lisa".

No âmbito de Governança (G), os destaques estão relacionados a conclusão do Mapa de Riscos Tecmar e Oliva Pinto e o lançamento do onboarding de Compliance na Tecmar.

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