
A BBM Logística integrou suas operações de transporte fracionado e comércio eletrônico para absorver o aumento de demanda previsto no varejo brasileiro durante novembro e dezembro, período que deve movimentar até R$ 15 bilhões em 2025, segundo levantamento do Datafolha. A empresa unificou processos entre a Translovato, responsável pelo fracionado, e a Diálogo Logística, unidade dedicada ao e-commerce, estabelecendo um fluxo único de coleta, transferência e distribuição.
Como parte da estratégia, o terminal de Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, passou a atuar como ponto de consolidação da malha integrada, funcionando como hub para recebimento, manuseio e transbordo de cargas. A estrutura conecta origens e destinos por corredores logísticos que contemplam capitais e centros regionais em diferentes estados, permitindo redistribuição de volumes conforme a demanda do período.
O hub opera como terminal multimodal, concentrando sistemas, equipes e frota em uma única plataforma operacional. A companhia afirma que o modelo reduz deslocamentos redundantes, limita gargalos e aumenta a previsibilidade dos prazos de entrega em períodos de pico.
Na operação de e-commerce, a Diálogo implantou um sistema automatizado de sorterização para ampliar a capacidade de triagem, classificação e separação de volumes. O equipamento direciona encomendas por destino e janela de carregamento, com monitoramento do fluxo e rastreabilidade integrada. A empresa afirma que a automação tem impacto direto na velocidade operacional durante eventos sazonais.
A preparação incluiu ainda consolidação de cargas por destino, programação de rotas de transferência, ajustes de última milha por CEP e escalonamento de distribuição para evitar concentração de entregas no dia seguinte às promoções. A operação da Diálogo registra 38,5 mil entregas diárias e utiliza torre de controle para acompanhamento em tempo real do nível de serviço, possibilitando intervenções imediatas em casos de desvios.
Segundo a BBM, o planejamento para o fim de ano começou no início de 2025, com reuniões antecipadas com clientes, negociação de volumes, análises de capacidade dos centros de distribuição e simulações de cenários de pico. As medidas foram adotadas para prever variações de demanda por região, tipo de produto e perfil logístico, ajustando capacidade e infraestrutura antes do aumento de movimento.